Asteroide se aproximará da Terra neste domingo (13); veja como acompanhar ao vivo

O asteroide 2022 ES3 vai passar bem próximo da Terra nesta semana, fazendo um sobrevoo por nosso planeta neste domingo (13). Ele vai estar em média a 334 mil quilômetros de distância, algo equivalente a cerca de 87% daquela entre a nosso planeta e a Lua.  Mas não se preocupe: a distância é segura, embora seja considerada próxima em termos astronômicos. O fenômeno poderá ser acompanhado ao vivo.

publicidade
asteroide
Imagem: Reprodução/Virtual Telescope
Agora, o asteroide está à distância de aproximadamente 0,03 unidades astronômicas, onde cada uma dessas unidades é relativa a distância entre a Terra e o Sol. A aproximação em relação a nosso planeta que vai acontecer nesse domingo será a maior dos próximos 10 anos.

Descoberto nesta segunda-feira (7) pelo Kitt Peak Observatory, os astrônomos calculam que o asteroide tenha entre 10 e 20 metros de diâmetro. Segundo informações da NASA, o asteroide 2022 ES3 leva um total de 3,41 anos para completar uma órbita em volta do Sol.

Além do mais, o 2022 ES3 foi classificado como objeto próximo da Terra (ou “NEO”, na sigla em inglês), o que significa que ele tem uma órbita próxima de cruzar com a da Terra.

publicidade

Esses tipos de asteroides são monitorados bem de perto pelos astrônomos e, graças a observações de alta precisão e modelos das mecânicas orbitais, a órbita destes objetos pode ser determinada com alto grau de precisão. Deste modo, os cálculos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, confirmam que o 2022 ES3 não irá atingir a Terra em um futuro próximo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como assistir online e ao vivo

Quer acompanhar de perto o sobrevoo do asteroide? Isso será possível por meio do projeto Virtual Telescope, que realizará uma transmissão ao vivo da passagem da rocha. A transmissão deverá começar às 15h30 (horário de Brasília), e você poderá assisti-la no site do projeto.

Lembrando sempre que poderá haver mudanças no horário estimado para a transmissão a depender da situação climática.

publicidade

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar