Aviso urgente no seu WhatsApp pode ser novo golpe

Os usuários do WhatsApp têm sido alertados quanto a golpes praticados por criminosos que criaram uma conta falsa se passando pela equipe técnica do próprio aplicativo. Esta é uma prática bastante comum entre golpistas que estão em busca de informações privadas ou dinheiro fácil. 

publicidade
Aviso urgente no WhatsApp pode ser golpe
Aviso urgente no WhatsApp pode ser golpe. (Imagem: Pxhere)

Oficialmente, o WhatsApp possui uma conta original de suporte, o WhatsApp Suport, a única com quem o usuário da plataforma deve entrar em contato em caso de necessidade e a qual nunca toma a iniciativa de comunicar o cidadão. Esta é a razão pela qual o WhatsApp WABetaInfo, blog do aplicativo, tem feito alertas quanto ao surgimento de contas de suporte falsas. 

Os golpistas usam fotos de perfil na tentativa de parecerem contas oficiais e verificadas. Porém, existem meios de conferir se uma conta é real ou não e o Bit Magazine explica para você. 

publicidade

Como identificar o suporte do WhatsApp verdadeiro?

A verdadeira conta do WhatsApp virá acompanhada do selo verde de verificação ao lado do nome do usuário. Este selo não é disponibilizado para perfis de bandidos. Porém, na tentativa de enganação ele pode ser colocado como um emblema na própria foto de perfil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Portanto, se uma conta com essas características enviar uma mensagem a você, é só ignorar a excluir o texto de imediato. Isso porque os criminosos provavelmente solicitarão o código de verificação de seis dígitos usado para ter acesso à conta.

Se tratando de golpistas mais ousados, corre o risco de solicitarem dados do cartão de crédito mediante a alegação de que a conta pode ser bloqueada.

publicidade

No entanto, tratam-se de golpes complementares. Logo, basta ignorá-los. Também há a opção de bloquear ou denunciar o golpista para o WhatsApp, que de imediato, irá alertar a equipe de suporte verdadeiro sobre o problema. 

Dicas de segurança no WhatApp

Veja as principais dicas de segurança online que podem ser aplicadas através das configurações do aplicativo:

Bloqueio

Bloquear o WhatsApp distintamente do iPhone é extremamente importante e é uma alternativa que impede terceiros que tiveram acesso ao aparelho de ler os textos. Para configurar esta medida é só acessar as configurações do WhatsApp clicando em “conta” e “privacidade”. 

Assim, é possível ativar o “bloqueio de tela” via Touch ID ou Face ID. Também é possível designar um tempo de duração para quando o recurso for necessário novamente. 

publicidade

Textos autoexcluídos do WhatsApp 

O WhatsApp também possui um recurso que exclui automaticamente novos textos após um dia, aumentando a privacidade do usuário. É só configurar o “desaparecimento de mensagens” para ativar automaticamente todos os novos bate-papos sem afetar as conversas existentes. 

Essas mensagens podem ser excluídas em 24 horas, sete dias, 90 dias. É só acessar as configurações e clicar em “conta”, “privacidade” e ativar o temporizador de mensagem padrão. 

Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas do WhatsApp ajuda a manter os hackers afastados, especialmente aqueles que tentam invadir contas com frequência. Para ativar esta medida de segurança é só acessar as configurações, clicar em “conta” e alterar a configuração para ativado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar