Brasileiro encontra peça do foguete da SpaceX em fazenda

Algo inusitado aconteceu nesta quarta-feira (16) no Paraná. um morador da cidade de São Mateus do Sul acabou encontrando o que seria uma peça do foguete da SpaceX em sua propriedade. O objeto encontrado não passava de um amontoado de metal retorcido, mas foi confirmado como sendo um pedaço do foguete Falcon 9, que fez sua reentrada no dia 8 desse mês e pôde ser observado no céu do estado.

publicidade

O agricultor que encontrou o objeto,  João Ricardo, relatou ter avistado o pedaço do foguete enquanto percorria a propriedade da família, localizada na zona rural do município. João disse ter pensado inicialmente que se tratava de uma barraca, mas  ao perceber se tratar de algo metálico lembrou do barulho que escutou na madrugada do dia em que o foguete fez sua reentrada sobre a região.

Peça do foguete da SpaceX?

Embora as suspeitas sejam de que o objeto faz, ou fez, parte de um dos foguetes da SpaceX, nada ainda foi comprovado. A equipe da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, se envolveu no caso para fazer apurações constatou algumas coisas bem peculiares sobre o caso:

  1. São Mateus do Sul fica praticamente embaixo da trajetória da reentrada do foguete;
  2. O material encontrado parecia grande e feito de um metal muito fino.

Enquanto a primeira constatação pode indicar a procedência do objeto, a segunda gera dúvidas ainda maiores sobre o mesmo. Isso porque, pela espessura do material, seria muito difícil que ele resistisse a reentrada atmosférica. Além disso, as partes maiores de um foguete são geralmente construídas a partir de materiais que se desfazem em altas temperaturas, como alumínio.

publicidade

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tudo indica que realmente seja pedaço de foguete

Ao analisar a imagem mais de perto, e comparando com uma das peças do foguete Falcon 9 da SpaceX, é possível ver as semelhanças entre a tubeira do motor Merlin 1D, utilizado no segundo estágio do foguete, e o objeto encontrado por Ricardo (principalmente na solda das emendas e nos buracos de rebites de ambos os objetos).

Ainda é necessária uma análise mais aprofundada sobre o caso, mas foi descoberto, também, que a peça encontrada é feita de uma liga de nióbio e titânio, uma liga altamente resistente às altas temperaturas, o que explicaria o fato dela ter resistido à tais condições atmosféricas.

peça do foguete da SpaceX
Lixo espacial pode sim ser uma peça do foguete da SpaceX (Imagem: Portal RDX / Reprodução)
publicidade

Tudo que resta agora é acionar as autoridades para que elas entrem em contato com a SpaceX, já que acordos internacionais ditam que qualquer lixo espacial encontrado em solo é responsabilidade, e propriedade, do dono do objeto que o gerou, no caso, a SpaceX.

Já pensou? Elon Musk chegando ao Brasil para pegar um pedaço perdido de seu foguete?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar