Como economizar nos presentes de Natal? Gaste menos utilizando algumas ferramentas e apps

Hugo Cruz

7 de dezembro de 2022

A Black Friday já passou, mas nós ainda estamos no período de festas. Grande parte das vendas do ano inteiro acontecem no período do Natal. Os maiores responsáveis são as promoções de queima de estoque de fim de ano, quando as lojas se preparam para receber novos produtos e as pessoas aproveitam para comprar os presentes dos seus entes queridos. Confira neste artigo como economizar nos presentes de Natal ao escolher os da sua família.

publicidade
Confira essas dicas para economizar nos presentes de Natal

Confira essas dicas para economizar nos presentes de Natal – Imagem: Lore Schodts on Unsplash

Como economizar nos presentes de Natal

As ofertas de Natal são um período complicado para se fazer compras. Enquanto temos algumas das melhores ofertas do ano, elas acontecem logo após a Black Friday e na mesma época que as pessoas estão se planejando para as férias ou impostos anuais.

Para você não se apertar comprando mais do que o necessário ou gastando mais do que pode, o Bit Ensina reuniu 5 dicas que vão te ajudar a economizar na hora das compras.

1. Se planejando para o futuro

Antes de se preparar para fazer compras, é bom planejar sua vida financeira para pelo menos os próximos dois ou três meses. Fim de ano é um período atípico.

publicidade

Dessa forma, você garante que não vai entrar o próximo ano de forma instável. É bom lembrar sempre que esse período é onde as pessoas mais gastam.

Tente considerar todas as variáveis de gastos que podem acontecer entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro (impostos, férias, rematrícula). Planeje bem o quanto você pode gastar em presentes para evitar surpresas.

Mas se você não gosta de, ou não sabe como, fazer tudo isso com uma calculadora ou planilha, você pode optar por usar um aplicativo como o Mobills (Android, iOS).

Mobills – Imagem: Reprodução / Mobills

Um dos mais populares aplicativos de controle de gastos que permite até o gerenciamento de cartões de crédito, funcionando também como agenda financeira.

2. Como e quanto gastar

Imagem: rupixen.com on Unsplash

Após ver e rever sua vida financeira, é hora de decidir exatamente quanto você vai gastar e quais os meios de pagamento à sua disposição.

Existe uma diferença enorme entre pagar suas compras à vista (dinheiro, débito, Pix, etc.) ou parcelar. Vale a pena também ver as datas de cada um dos seus cartões para organizar tudo certinho tendo em mente quando você terá de dinheiro disponível.

3. Lista de compras

Essa é hora de ver quem vai ganhar o que. É sempre bom optar por presentes mais significativos do que presentes caros. Ao fazer isso, você pode acabar com dinheiro de sobra e decidir que pode gastar um pouquinho a mais no presente das pessoas mais próximas.

É bom ver com antecedência o quanto você quer gastar com cada presente para na hora das compras ninguém ficar sem porque você gastou demais com outra pessoa.

Nessas horas você pode contar com um aplicativo de para se organizar. Um dos melhores nessa categoria é o Bring! Lista de Compras (Android e iOS).

Bring! Lista de Compras – Imagem: Reprodução / Google Play

Com mais de 5 milhões de downloads, ele ajuda os usuários a lembrar de tudo aquilo que precisam comprar.

4. Presentes em grupo podem ser uma boa opção

Se a grana estiver apertada, você pode optar por presentes para um grupo ao invés de individuais. Sejam amigos que dividam apartamento ou casa, tios com primos etc.

Isso pode ser especialmente útil para presentear os que moram juntos. Por exemplo, você pode dar uma TV para toda a família (claro, não é a realidade de muita gente), mas é bem melhor do que tentar agradar a cada pessoa individualmente.

5. Peça descontos

Nada melhor para economizar do que um bom desconto. Durante esse período as lojas estão com muita pressa de vender e você pode acabar conseguindo negociar condições especiais com os vendedores. Não adianta ter vergonha de pedir, afinal, só você sabe quanto o seu dinheiro vale.

E se você não quiser pedir descontos, também é válido ficar de olho em sites confiáveis como as Americanas e a Amazon, que normalmente aparecem com ótimas promoções, buscando fisgar todos os clientes.

Outra opção para reduzir os gastos é tentar a sorte com aplicativos que trazem os melhores cupons de desconto direto para a sua tela.

Cuponomia – Imagem: Reprodução / Cuponomia

Um dos melhores nesse segmento é o Cuponomia (Android e iOS), que tem parceria com milhares de lojas para trazer descontos e até cashbacks para seus usuários.

Dicas extras para economizar nos presentes de Natal

Outra forma de economizar é deixar para depois os presentes de pessoas que você só verá após janeiro, quando ficar menos apertado o orçamento, desde que tenha se planejado direitinho.

Você também pode considerar outra opção, a de deixar as compras para 2023. Pode ser que você esteja sem dinheiro, e não adianta comprar se não tiver como pagar por agora. Aproveite esses meses para quitar suas dívidas e comprar os presentes depois.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.