Como fazer a leitura do medidor de velocidade de internet

Apesar da oferta de planos a preços significativos, a internet do Brasil não está entre as melhores do mundo, possuindo limitações no uso. A instabilidade é uma das principais reclamações dos usuários, constatada através do indicador de velocidade de internet

publicidade
Saiba fazer a leitura do indicador de velocidade de internet
Saiba fazer a leitura do indicador de velocidade de internet. (Imagem: Pixabay)

O indicador de velocidade de internet, ping ou latência, como é especificamente denominado, verifica a qualidade da conexão (tanto móvel quanto Wi-Fi). A ferramenta mostra o tempo médio de resposta dos comandos online. Na prática, o tempo que o servidor demora para processar o acesso à determinada página na internet, por exemplo. 

A latência promete ser extremamente viável na análise de potencial da rede 5G, implementada gradativamente garantindo uma altíssima velocidade de conexão. Na prática, quanto menor for a latência, melhor será a experiência do internauta. 

publicidade

Um exemplo são os jogadores de e-sports, que já têm consciência de que não adiantará de nada contratar um plano de internet com apenas 150, 200 ou até 500 Mb/s se a latência não for boa. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O que é a latência analisada pelo indicador?

A latência analisada pelo indicador de velocidade de internet se refere ao tempo que uma mensagem emitida por um pacote de dados leva para chegar ao destino e retornar à máquina de origem (celular, tablet, notebook) pertencente ao usuário. 

Ela é medida em milissegundos, combinados à latência bidirecional no momento de verificar a qualidade da internet. De todas as redes de internet disponíveis no Brasil atualmente, a 5G é a que oferece maior velocidade de conexão com menor latência. 

publicidade

Para um usuário comum de internet, a latência ideal na velocidade da internet é de até 80 ms para acessos usuais. Se tratando de jogos online é essencial que seja menor do que 30 ms. 

No ano de 2020, um estudo divulgado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro) apontou que a latência presente nos pactos de internet oferecidos em todos os estados brasileiros atualmente apresenta bastante oscilação. A média é de 28 ms, embora o número seja ainda maior em determinadas regiões, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Como verificar a velocidade da internet do celular?

Para checar a velocidade da internet pelo celular é necessário baixar um aplicativo que faça a medição, além de outros aspectos da conexão à Internet. O usuário pode encontrar testes satisfatórios nos apps Speedtest e Fast, ambos disponíveis nas versões Android e iPhone (iOS).

Basta abrir o aplicativo escolhido para que o teste seja iniciado automaticamente. No caso do Fast, ao tocar em “Mostrar mais informações”, o valor da latência em milissegundos aparecerá próximo da velocidade de upload.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar