Como fazer prova de vida INSS pelo celular em 3 minutos

Não sabe como fazer prova de vida INSS pelo celular? Calma, o Bit Ensina vai te mostrar o passo a passo. Dessa forma, você poderá garantir a continuidade do recebimento do benefício.

publicidade
Como fazer prova de vida INSS pelo celular
Como fazer prova de vida INSS pelo celular (Imagem: Pexels)

Por que o INSS pede a prova de vida?

O INSS pede a prova de vida por um motivo de segurança. Afinal, existem muitos golpistas esperando uma oportunidade de tirar dinheiro do Governo. 

Se você é beneficiário do INSS, então, deve ter em mente que anualmente é necessário realizar a prova de vida para continuar recebendo o benefício. Caso contrário, o mesmo será cortado.

publicidade
Como fazer prova de vida INSS pelo celular
Imagem: Pexels

Anteriormente, o beneficiário deveria ir até a agência bancária para realizar o procedimento. Mas, felizmente hoje com o advento da tecnologia, você pode realizar a prova de vida em menos de cinco minutos, através do aplicativo “Gov.br”.

O aplicativo para a realização da prova de vida do INSS pode ser baixado nos sistemas:

publicidade
Gov.br Android Gov.br iOS

Clique na opção no qual é o sistema do seu celular e realize o download!

 

Requisitos para fazer a prova de vida pelo celular

Se deseja saber como fazer prova de vida INSS pelo celular, então, será necessário entender quais são os requisitos, ou seja, quem pode realizar o procedimento.

publicidade
Como fazer prova de vida INSS pelo celular
Imagem: Pexels

A prova de vida é obrigatória para todas as pessoas que se beneficiam do INSS, afinal, é um meio de verificar se é realmente você quem recebe o valor na sua conta.

Para realizar a prova de vida por meio do aplicativo, você deve possuir:

  • Biometria cadastrada no portal Gov.br;
  • Ser um beneficiário do INSS;
  • Possuir login na conta Gov.br.

Talvez você não lembre, mas, a sua biometria foi cadastrada ao atualizar o seu título de eleitor. Para os que não desejam realizar o processo via aplicativo, então, deve ir até a agência bancária para realizar a prova de vida, assim, assegurando o benefício.

Calendário da prova de vida do INSS

calendário da prova de vida do INSS é disponibilizado exclusivamente pelo banco, pois, ele é agendado para um ano após a prova de vida anterior.

Imagem: Pexels

A Prova de Vida do beneficiário será realizada pelo INSS, somente depois de 10 meses da data de aniversário do cidadão. Essa regra é imposta pela Portaria MTP nº 220, de 2 de fevereiro de 2022.

O prazo limite para que o cidadão venha realizar a sua prova de vida, sem ser bloqueado, é até o dia 31 de dezembro. Após essa data, a não realização da prova de vida acarretar em bloqueio ou suspensão dos pagamentos do INSS para o cidadão não regularizado

“§ 1º A comprovação de vida pelo INSS será realizada por meio de consultas a atos registrados em bases de dados próprias da Autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas, compartilhadas nos termos do § 11, do art. 69, da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, nos 10 (dez) meses posteriores ao seu último aniversário.”

Fonte: Portaria MTP Nº 220 de 02/02/2022

Quem não pode realizar a prova de vida o que fazer?

Existem alguns perfis que não poderão realizar a prova de vida do INSS. Para esse caso, o INSS encontra uma solução simples.

Se por motivo de dificuldade você não conseguir realizar a prova de vida, então, faça o procedimento através de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Algumas pessoas poderão não possuir acesso à internet, ou então, não saber como realizar a prova de vida. Nesse caso, a solução é bem simples.

Tutorial para realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo

Ao ter o aplicativo Gov.br baixado no seu celular, você só precisa realizar o login para ter acesso ao procedimento da prova de vida INSS via aplicativo.

  • Clique na opção “Entrar” do seu App;
Gov.br Aplicativo
Gov.br Aplicativo
  • Agora, forneça os dados do seu CPF, assim como a sua senha de cadastro;
  • Feito isso, realize a autorização dos termos de uso;
  • Autorize o aplicativo para acessar as suas informações pessoais;
  • Na sequência, o cidadão beneficiário deve clicar na opção “Prova de vida” e seguir as instruções do aplicativo, assim, fará a biometria facial como indica o App;
  • Ao receber a mensagem de validação facial a prova de vida estará concluída.

Simples não é?! Mas, lembre-se que o acesso só acontecerá com sucesso se você estiver conectado à internet. Nesse caso, verifique se a sua conexão está estável para não acontecer erros no processo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar