Como fazer um boletim de ocorrência online: listamos o passo a passo do procedimento

As delegacias virtuais utilizam uma forma diferenciada de Boletim de Ocorrência, por isso, é importante você conhecer como fazer um boletim de ocorrência online. Hoje, o Bit Ensina vai te mostrar o passo a passo desse processo.

Como fazer um boletim de ocorrência online
Como fazer um boletim de ocorrência online (Imagem: Pexels)

Como fazer um boletim de ocorrência online?

É muito simples aprender como fazer um boletim de ocorrência online, mas é necessário conhecer quais são as delegacias que funcionam virtualmente.

Como fazer um boletim de ocorrência online
Imagem: Pexels

Os serviços oferecidos nas delegacias virtuais variam conforme o portal, então, antes de qualquer coisa, acesse a versão do seu estado e confira os serviços.

A delegacia virtual chegou para revolucionar muitos dos seus serviços com o cidadão, facilitando um processo que poderia ser muito burocrático (e demorado) com apenas alguns cliques.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acesso virtual, você poderá realizar o Boletim de Ocorrência em casos como:

  • Acidentes de trânsito;
  • Roubo;
  • Agressão;
  • Perturbação;
  • Desaparecimento de pessoas;
  • Maus tratos referente a animais;
  • Outras ocorrências.

Se acontecer algum crime que não conste na opção de BO online, significa que você deve ir até à delegacia e registrá-lo presencialmente. Fique atento!

Atenção: O boletim só deve acontecer online para o cidadão que possuir RG e CPF ativo, além disso, você deve ter idade igual ou superior a 18 anos.

Como funciona o BO online no Brasil?

Ter o conhecimento de como fazer um boletim de ocorrência online é muito importante, pois nunca se sabe quando algo vai acontecer. 

Antes de qualquer coisa, entenda que você deve ser maior de idade, além disso, os seus documentos devem estar válidos. Outras exigências para realizar o acesso online são:

  • Não possuir pendência com a justiça (Preferencialmente);
  • Ter um endereço fixo;
  • Possuir um número de telefone válido, assim como um e-mail.
Imagem: Pexels

O BO é uma forma de pedir ajuda à polícia diante de uma situação de crime vivenciada ou presenciada, mas a polícia tem a obrigação de averiguar os fatos para melhor te ajudar.

Por isso, fique atento às informações que irá fornecer e seja verdadeiro com elas.

Nesse caso, descreva a situação com clareza e seja honesto.

No próprio site da Delegacia Virtual, o denunciante é alertado que “dar causa à instauração de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe ser inocente; provocar ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não se ter verificado, são crimes previstos nos art. 339 e 340 do CPB (Código Penal Brasileiro). Penas: Reclusão de 2 a 8 anos e detenção de 1 a 6 meses (denunciação caluniosa e comunicação falsa de crime ou de contravenção), respectivamente”.

Fonte: www.to.gov.br

Unidades de delegacias no Brasil realizam o BO online

Chegou o momento de descobrir quais são as delegacias virtuais existentes no Brasil, ficando mais fácil realizar o BO online.

Clique na opção do estado que deseja conhecer o processo online.

Delegacia Virtual do Amazonas

Quais casos autorizados para fazer o BO online?

Além de saber como fazer um boletim de ocorrência online, você deve compreender quais as situações onde é permitido realizar essa atividade online.

As delegacias possuem o seu portal virtual para facilitar o processo de Boletim de Ocorrência para quem procura ajuda, mas existem casos que não são permitidos (Ex: agressões graves ou tentativa de homicídio).

As instituições que funcionam virtualmente, oferecem serviços de BO mais simples, ou seja, registros de menor gravidade.

Dessa forma, o BO online é emitido rapidamente o que é positivo para o cidadão que precisa do documento.

Como fazer um boletim de ocorrência online
Imagem: Pexels

O Boletim de Ocorrência virtual estará disponível em casos como:

  • Perda;
  • Extravio de documentos;
  • Furtos de objetos;
  • Pessoas desaparecidas;
  • Acidente de trânsito;
  • Lesões corporais.

Para realizá-lo é bem simples, veja!

  1. Acesse o portal da delegacia online;
  2. Clique em Boletim de Ocorrência;
  3. Preencha os campos com seus dados e forneça a descrição;
  4. Envie.

Em algumas delegacias virtuais poderão ser oferecidas mais opções para o Boletim de Ocorrência, mas as informações autorizadas no processo variam de um estado para o outro.

Sabendo disso, te aconselhamos a pesquisar no site da delegacia virtual do seu estado o que pode-se registrar no BO online.

Você precisa saber dessas informações, pois se algo acontecer, é melhor ter o conhecimento e entender como registrar o BO na delegacia, seja online ou presencial.

Veja mais ›
Fechar