Como gerenciar seus seguidores no Instagram [Aumentar, bloquear, excluir]

Jaizon Carlos

30 de janeiro de 2023

Se você usa o Instagram como ferramenta de trabalho, é necessário ficar sempre de olho nos seus seguidores. Os usuários que seguem o seu perfil são extremamente importantes para que sua continue a crescer, mas alguns deles estão te fazendo mais mal do que bem. Neste artigo você vai aprender a gerenciar seus seguidores do Instagram profissionalmente e manter um perfil limpo e atraente, com uma base de usuários saudável.

publicidade
Como gerenciar seus seguidores no Instagram [Aumentar, bloquear, excluir] - Imagem: Georgia de Lotz on Unsplash

Como gerenciar seus seguidores no Instagram [Aumentar, bloquear, excluir] – Imagem: Georgia de Lotz on Unsplash

Devo mesmo gerenciar meus seguidores do Instagram?

Muita gente acaba se descuidando e dá pouca importância para a qualidade dos seus seguidores, mas assim como é bom ter muita gente te seguindo, é igualmente necessário que essas pessoas agreguem algum valor ao seu perfil.

Por exemplo, ter muitos seguidores inativos, que não interagem com suas postagens, passa uma impressão ruim e pode afetar negativamente seu engajamento.

É bom lembrar que o algoritmo do Instagram, assim como de outras redes sociais, dá ênfase para o que julga como conteúdo relevante.

publicidade

Geralmente, postagens suas que tem muitos comentários, curtidas e compartilhamento entram nessa categoria, principalmente quando eles são feitos pelos seus próprios seguidores. Mas se eles não estão engajados no que você produz, as chances do Instagram aumentar o alcance dessas postagens cai drasticamente.

Além dos usuários inativos

E o problema não é só inatividade. Spammers, trolls e bots também são ameaças sérias que podem afundar de vez o seu perfil.

Não só eles representam ameaças à sua segurança e privacidade como ainda podem espantar seus seguidores de verdade, com seus comentários tóxicos ou improdutivos.

Quando tratamos das suas postagens, os comentários são uma das principais maneiras de interação que um criador de conteúdo tem com seu público. Permitir a presença desse tipo de usuário lá não só pode fazer seus seguidores desistirem do seu perfil como pode impedir que novas pessoas interajam com você.

Como restringir e bloquear seguidores

Se identificar alguém que se encaixe em algum dos perfis mencionados acima, tem algumas ações que você pode tomar.

A primeira delas é colocar uma restrição para que o usuário não possa mais ver quando você está online nem comentar nos seus posts sem a sua aprovação.

Você pode restringir uma pessoa diretamente de um DM, clicando no nome dela e rolando até em baixo na página de detalhes.

como restringir e bloquear pessoas

 

Em comentários, você só precisa apertar e segurar no comentário da pessoa até aparecer um ícone de mensagem no canto superior direito. No menu que abrir você só precisa escolher a opção de restringir.

Também é possível fazer isso diretamente do perfil delas, no menu que aparece ao clicar nos três pontinhos, no canto superior direito.

Bloquear seguidores

Se restringir não for o suficiente para você, nesse mesmo menu tem uma opção para bloquear. Os vídeos e fotos da pessoa bloqueada param de aparecer para você, ela não poderá mais te marcar nem enviar mensagens, tão pouco comentar nos seus posts.

Para encontrar mais informações sobre as ferramentas de restrição e o bloqueio você pode acessar a página de ajuda do Instagram. Também vale lembrar que contas privadas possuem a opção de remover pessoas da sua lista de seguidores. Ela fica no menu “Seguidores”, no perfil da conta.

Aumentar o número de seguidores no Instagram

Fazer um bom gerenciamento de seguidores do Instagram não tem a ver apenas com limitações, bloqueios e exclusões. Você também tem que trabalhar duro para aumentar o número de seguidores ativos.

É importante conhecer bem o seu público e montar uma estratégia voltada para ele. Postar conteúdo relevante e de alta qualidade, enquanto usa hashtags e recursos como legendas para aumentar a visibilidade de seus posts também é essencial.

Criar eventos e promoções também é um bom método para trazer pessoas para a sua conta. Entretanto, se for fazer isso, é bom tomar cuidado para não atrair mais usuários inativos que não se importam com o seu conteúdo e só estão lá pelos prêmios.

Se torne um criador de conteúdo de relevância

Para atrair as pessoas certas para o seu perfil e criar uma base de usuários sólida, você deve se tornar uma autoridade no que faz.

Seguir contas relevantes para o seu nicho e curtir e comentar em postagens de outros criadores e marcas é a oportunidade perfeita para ficar conhecido, se aproveitando das comunidades que eles já criaram na rede social.

Aproveite essa oportunidade para participar de colaborações, que na maioria das vezes servem como um Ímã para novos seguidores.

Obviamente você também deve manter uma certa consistência nas suas próprias postagens, assim seus seguidores, e potenciais seguidores, sempre vão ter algo novo para ver.

Dicas extras para gerenciar seus seguidores no Instagram

Tente sempre responder o maior número de comentários e DMs possíveis para criar uma relação de proximidade com seus seguidores e pessoas interessadas no seu perfil.

Não se prenda a postagens e stories, use todas as ferramentas que o Instagram oferece. Lives e Reels são perfeitas para criar engajamento.

Falando em ferramentas, contas profissionais têm acesso a uma série de recursos que permitem que você veja tudo que está acontecendo no seu perfil. Fique por dentro de dados como alcance dos posts, como os usuários estão interagindo com eles, perfil do seu público e muito mais.

Fazendo um bom uso dessas informações é possível criar estratégias que vão render bons frutos e alavancar seu número de seguidores e engajamento.

Se precisar de um pouco mais de controle sobre sua conta, serviços como o Sprout Social trazem vários benefícios, como análise, monitoração e agendamento de postagens.

Posso desbloquear/remover a restrição de alguém que tenha bloqueado/restringido?

Você pode fazer isso a qualquer momento, mas antes é preciso procurar o perfil da pessoa ou abrir o chat de conversa de vocês, caso ainda tenha acesso a ele. Uma vez lá, é só seguir os mesmos passos que usou para o impedir de interagir com você.

Seguindo essas dicas você já consegue gerenciar seus seguidores no Instagram de forma profissional. Coloque elas em prática e nos diga como funcionaram para você!

Fontes: Hootsuite. Agorapulse, Socialhead, Sprout Social

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs há mais de 2 anos. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis. Para me manter atualizado, quando não estou escrevendo, gosto de pesquisar e aprender sobre as últimas tendências e desenvolvimentos relacionados com o setor, e, sempre que possível, explorar novas tecnologias e aplicativos.