Como localizar celular pelo Google?

Kawane Licheski

9 de julho de 2024

Quer se prevenir contra roubos ou furtos? Hoje, a Bit Magazine te mostra como localizar o celular pelo Google! Para isso, trouxemos um passo a passo bem simples; confira!

publicidade
rastreador google
Fonte: Shutterstock

 

É possível localizar o celular pelo Google?

Sim, é possível localizar o celular pelo Google usando a função ‘Encontre Meu Dispositivo‘, acessível tanto pelo navegador quanto pelo aplicativo.

publicidade

A princípio, esse rastreador permite ver onde o aparelho está através do Google Maps e oferece opções como bloquear o dispositivo, remover dados ou fazer com que ele toque por cinco minutos para ajudar a encontrá-lo.

Contudo, vale ressaltar que o app fornece informações de localização de smartphones e outros dispositivos Android, como tablets e smartwatches.

Como localizar o celular pelo Google?

Para localizar o celular pelo Google, é necessário acessar sua conta pessoal. Em seguida, basta seguir o passo a passo específico para cada plataforma!

Abaixo, a gente te mostra como proceder em ambas plataformas.

Pela internet

Em primeiro lugar, o rastreamento do celular pela web é recomendado para quem não possui outro celular com a conta Google logada.

rastreador google
Fonte: Reprodução

 

  • Em seguida, clique na aba “Segurança”, na barra lateral esquerda;
  • Agora, selecione a opção “Encontrar um dispositivo perdido”;
  • Então, escolha o celular desejado.

Pelo aplicativo

De mesmo modo, o aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ pode ser uma solução se você tiver outro celular ou tablet para rastrear o aparelho perdido. Veja abaixo como localizar o celular pelo app Google:

  1. Primeiramente, baixe o app ‘Encontre Meu Dispositivo’ (disponível para Android e iOS);
  2. Feito isso, faça login usando a conta vinculada ao seu celular;
  3. Agora, toque no celular desejado.

Além disso, o aplicativo também permite tocar um som ou bloquear o aparelho de forma remota. Ele também conta com um recurso de rotas para que você possa se deslocar até a posição indicada.

Como emitir som para localizar o aparelho?

Como dito, se o celular estiver por perto, é possível emitir um som por cinco minutos para localizar o aparelho. O alerta sonoro será tocado mesmo que o dispositivo esteja no modo silencioso. Saiba como acionar o aviso:

  1. Acesse o mapa do Encontre Meu Dispositivo em google.com/android/find;
  2. Clique em “Reproduzir Som”.
rastreador google
Fonte: Reprodução

 

Assim, basta procurar pelo seu celular. Ao encontrar o telefone, o som pode ser desabilitado de duas formas:

  • Pelo aparelho: Com o celular em mãos, pressione o botão liga/desliga;
  • Pelo ‘Encontre Meu Dispositivo‘: Clique no botão ‘Parar de tocar‘.

Como bloquear um celular pelo Encontre Meu Dispositivo?

Similarmente, se você localizar o celular pelo Google, e desejar efetuar o bloqueio pelo app, saiba que vai impedir que outras pessoas utilizem seu celular perdido.

rastreador google
Fonte: Shutterstock

 

Nesse caso, a função pode ser acionada remotamente e também desloga o smartphone da conta Google para evitar acessos indesejados. Veja só:

  1. Primeiramente, acesse o ‘Encontre Meu Dispositivo’ (google.com/android/find);
  2. Em seguida, clique em ‘Proteger dispositivo‘.
  3. Se quiser, escreva uma mensagem de recuperação e/ou um número de telefone no bloqueio de tela, para que qualquer pessoa possa entrar em contato;
  4. Por último, selecione ‘Proteger dispositivo’ para concluir o bloqueio.

O que acontece quando o celular é bloqueado?

Ao usar a função ‘Proteger Dispositivo’, o acesso aos dados fica bloqueado imediatamente, caso o celular esteja conectado à internet.

Nesse contexto, é possível desbloquear o celular após esse procedimento, mas será necessário digitar o código de acesso ou a combinação na tela de bloqueio quando tiver o dispositivo em mãos.

A biometria, como o leitor de impressões digitais, permanecerá desativada após a habilitação da trava de segurança.

Como mencionado, você pode colocar informações de contato na tela de bloqueio de um celular roubado ou perdido.

Assim, quem encontrar o dispositivo terá a opção de procurar o proprietário para devolver o aparelho. Após a recuperação, será necessário fazer login na conta do Google novamente.

Vale ressaltar que ainda será possível localizar o dispositivo móvel remotamente após o bloqueio. Viu só que legal e prática essa função Google?

Agora, já aproveita e compartilha esse artigo repleto de dicas com seus amigos. Por fim, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no portal!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.