Como NÃO sofrer com ataques hackers?

Moyses Batista

21 de novembro de 2022

Alguns recantos da internet podem ser um verdadeiro mistério para a maioria dos usuários, mas isso não é tudo. Existem inúmeras pessoas com más intenções e conhecimento para aplicar golpes, ou ataques em busca de dados, ou qualquer coisa de valor. Por isso, hoje vamos te mostrar como se prevenir de ataques hackers, afinal, existem algumas coisas que você pode aplicar a partir de agora.

publicidade
Como se prevenir de ataques hackers

Como se prevenir de ataques hackers – Imagem: Reprodução/Freepik

Não é tão difícil se prevenir de ataques hackers

Você sabia que apenas no segundo semestre desse ano, houve um crescimento de 46% no número de ataques hackers no Brasil? Mais do que nunca, a segurança digital é algo muito importante para qualquer usuário na web.

Se englobam em ataques hackers:

  • Ataques de Phishing;
  • Malwares, Ransomware, Adware;
  • Ataques DDos e Dos.
publicidade

Estes são apenas alguns, dos inúmeros meios que os cibercriminosos podem usar para lesar uma vítima. Assim, a seguir você verá 5 formas para aumentar a sua segurança, e garantir que ninguém roube seus dados ou invada o seu computador e celular.

1. Sempre deixe os Softwares e programas atualizados!

O objetivo de um hacker é encontrar e explorar falhas e vulnerabilidades, seja em um sistema, rede ou aparelho. As atualizações muitas vezes trazem correções de falhas ou possíveis brechas, que poderiam abrir caminho para algum ataque hacker. Desse modo, é muito importante atualizar seus softwares, e principalmente sistemas operacionais, seja no computador ou celular.

2. Não clique em e-mail duvidoso

Sabe aquilo que os pais falavam de não aceitar nada de estranho? Então, o princípio é basicamente o mesmo. E o importante não é verificar o nome (embora muitos fiquem evidentes que são fakes), mas sim o endereço do remetente. Pois em alguns casos, o golpista pode se passar por uma empresa, e o e-mail pode ser um ótimo meio para identificar se é um anúncio oficial ou não.

3. Não use apenas uma senha

A princípio pode parecer mais ágil utilizar apenas uma senha, pois é mais fácil de lembrar. Entretanto, hoje existem inúmeras ferramentas preparar para burlar este principal meio de segurança. Se você usa a mesma chave para tudo, as chances de você sofrer um ataque hacker em diversas áreas. Então, uma ótima dica é ter um caderno onde estão todos os seus acessos.

4. Um método de se prevenir de ataques hackers é fazer backup

Ataques de ransomware, entre os exemplos citados antes, tem como fim criptografar os arquivos de uma vítima e pedir recompensa em troca. Muitas organizações, por não terem acesso a arquivos muito importantes, cedem à pressão e pagam altos valores para criminosos. Um modo de se prevenir disso, é fazendo constantemente backups de arquivos e dados – ao menos os mais importantes.

5. Cuidado com Wi-Fi público

Mais do que nunca, hoje é comum ir em qualquer lugar e pedir a senha do Wi-Fi. Desse modo, embora não seja tão comum, existem cibercriminosos que se aproveitam dessas redes públicas para realizar ataques hackers de invasão de aparelho. Por este motivo, talvez valha a pena dar uma chance para aquele plano 4G ou 5G que tanto te oferecem, ou colocar alguns créditos quando precisar de internet na rua.

Com informações: Leak, Sherweb

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista