Conhece as ferramentas de “olho” no espaço? O Telescópio James Webb e suas primeiras imagens

Após cinco longos meses de preparações, que envolveram alinhamento, calibração e mais uma infinidade de procedimentos, as primeiras imagens tiradas pelo Telescópio James Webb  (JWST) finalmente tem data para chegar.

publicidade
(Imagem: NASA/Divulgação)

 

Já temos uma data!

O comunicado da NASA chegou no início do mês de junho, revelando que o telescópio da próxima geração estaria enviando suas primeiras imagens coloridas e dados obtidos, os quais poderemos observar no dia 12 de julho.

publicidade

Do que serão primeiras imagens de julho?

Ainda não se tem confirmação sobre os alvos das primeiras imagens e a equipe responsável pelo telescópio parece querer manter segredo até o último minuto. Nada de espantoso, foram 5 anos de trabalho e muita pesquisa entre estudos de várias agências até se chegar a uma decisão do que fotografar primeiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nossos objetivos para as primeiras imagens e dados do Webb são tanto para demonstrar os poderosos instrumentos do telescópio quanto para visualizar a missão científica que está por vir (…) Eles certamente entregarão um ‘uau’ muito esperado para os astrônomos e o público”, disse Klaus Pontoppidan, astrônomo e cientista do projeto no Instituto de Ciência de Telescópio Espacial (STScI), onde são operados tanto o Hubble quanto o James Webb.

Telescópio James Webb já enviou imagens anteriormente

E se você está se perguntando sobre as imagens tiradas pelo telescópio anteriormente, mostradas pela NASA, aquelas eram imagens provindas do teste de alinhamento do telescópio, tiradas simplesmente para medir o que o aparelho conseguia fazer.

publicidade
Primeiras imagens que o telescópio enviou durante seus testes de calibragem (Imagem: Reprodução / NASA)

Essas novas imagens, entretanto, estarão em um nível completamente diferente. Segundo o comunicado, agora que cada instrumento foi “calibrado, testado e dado à luz verde por sua equipe de ciência e engenharia”, podemos esperar imagens muito melhores.

O que esperar do Telescópio James Webb?

A expectativa é de que o telescópio nos mostre um ângulo completamente novo do espaço através da sua visão infravermelha de alta resolução. Além de operar em camadas profundas, o telescópio conta com um espelho hexagonal de 18 segmentos, que segundo os seus criadores conseguirá coletar imagens nítidas mesmo a grandes distâncias, incluindo as primeiras galáxias.

A NASA disse que as imagens estarão disponíveis em cores completas, podendo mostrar o quão ampla é a capacidade do James Webb. As imagens não serão, de forma nenhuma, simples fotos do espaço.

publicidade

Elas trarão consigo dados espectroscópicos que permitirão identificar a composição elementar e outras várias informações úteis a partir do espectro da luz capturada.

O primeiro pacote de imagens de materiais vai destacar os temas científicos que inspiraram a missão e será o foco de seu trabalho: o universo primitivo, a evolução das galáxias através do tempo, o ciclo de vida das estrelas e outros mundos”, disse a NASA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar