Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp? É simples

Moyses Batista

23 de dezembro de 2022

Quem nunca excluiu o aplicativo de mensagens favorito por algum motivo, e se deu conta em seguida que tinha arquivos importantíssimos ou chats que não queria perder? Bem, não precisa se preocupar, pois agora vamos te mostrar como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp.

publicidade
Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp – Imagem: Reprodução/Freepik

Tem como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp?

Sim, é possível recuperar informações importantes no app por meio dos backups periódicos que ele realiza. Isso inclui fotos, vídeos, áudios e textos trocados em conversas privadas ou grupos.

Bem, hoje em dia estamos mais espertos em relação a apagar conversas e perder arquivos ou chats valiosos. No entanto, há casos em que as pessoas perdem os seus celulares, ou simplesmente o restauram por algum motivo e se esquecem do WhatsApp.

Como dissemos acima, entre os métodos disponíveis atualmente, o mais famoso é o backup do próprio WhatsApp, e nós o mostraremos a seguir. Além disso, há caminhos diferentes para usuários Android e iOS seguirem até conseguirem recuperar suas mensagens apagadas.

publicidade

Vale destacar que a recuperação ao qual nos referimos é das conversas e não apenas das mensagens. Ou seja, se você quer saber o que o seu amigo disse e depois apagou, isso fica para outro artigo! Em algumas ocasiões, é possível que o WhatsApp restaure mensagens apagadas, mas isso depende do tempo do último backup e a recuperação.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp?

A tecnologia de nuvem é responsável por protagonizar um incrível modo de armazenar. Assim, este backup para nuvem está disponível tanto para Android quando iOS, confira como fazer o processo em cada um.

Android

Antes de usar este método para recuperar suas mensagens do WhatsApp, siga três passinhos simples dentro do aplicativo.

  • Entre em configurações;
  • Vá em conversas;
  • Toque em backup de conversas.

Este recurso manda as suas conversas para o Google Drive e é normalmente ativado com o padrão de backup semanal. No entanto, você pode alterar a frequência para a que achar melhor. Importante saber que neste processo é preciso usar o mesmo número e conta do Google.

Após chegar ao terceiro passo mostrado acima, confira se há um backup feito recentemente. Se houver, basta desinstalar o aplicativo e, em seguida, reinstalá-lo em seu aparelho. Isso também se aplica a outro dispositivo, caso esteja trocando ou tenha perdido seu celular antes de poder conferir.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp – Captura de tela: WhatsApp/Moysés

Depois que você fizer o processo inicial do WhatsApp, que inclui a confirmação do número via SMS, terá uma tela com a opção “RESTAURAR”. Basta tocar nela, então, o aplicativo recuperará todas as conversas e mensagens salvas na nuvem.

iOS

O processo de recuperação em nuvem no iOS segue o mesmo procedimento que o Android. Então, antes de desinstalar o aplicativo verifique se há algum backup recente, no iPhone, dentro do WhatsApp, você fará o seguinte caminho:

  • Toque em ajustes;
  • Siga para conversas;
  • Confira o backup de conversas.

Tudo certo? Então, desinstale o aplicativo do seu aparelho e pode reinstalá-lo. Tal qual o Android, para que o backup seja possível, é necessário usar o mesmo número e conta do iCloud.

Abaixo, você verá na segunda imagem que também é possível fazer o backup entre versões diferentes do WhatsApp. Se este não for o seu caso, o aplicativo seguirá para terceira imagem após você tocar em “Concordar e continuar”.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp – Imagem: Captura de tela/ WhatsApp/ Moysés

Após confirmar o seu número, virá uma tela que, de um modo muito intuitivo, te apresentará a opção de recuperar suas conversas. Basta tocar em “Restaurar histórico de conversas”, e o WhatsApp baixará os dados da nuvem.

Tem como recuperar mensagens antigas do WhatsApp?

Se houver um backup local ou na nuvem feito previamente no aplicativo, é possível recuperar todos os dados antigos, incluindo mensagens, fotos, vídeos e áudios. Isso é possível:

  1. Pelo Google Drive, que mantém um recurso de backup automático das suas conversas.
  2. Por um backup local, onde será necessário transferir os arquivos para o smartphone usando um PC, um gerenciador de arquivos ou um cartão SD.
  3. Pelo iCloud, exclusivo para aparelhos com iPhone, que assim como o Google Drive, também mantém um recurso de backup automático das suas conversas.

Como recuperar arquivos apagados do WhatsApp?

É possível fazer backup das suas conversas do WhatsApp no Google Drive ativando o recurso de backup automático e escolhendo a frequência do backup – diária, semanal ou mensal.

Em todo caso, para recuperar arquivos apagados do WhatsApp, basta restaurar um backup previamente salvo no Google Drive. É necessário ter o mesmo número de telefone e a mesma Conta do Google utilizados na época em que o backup foi criado.

Siga o passo para restaurar o backup:

  1. Confirme se a Conta do Google em que o backup está salvo também está conectada no novo aparelho Android;
  2. Instale e abra o WhatsApp, confirmando em seguida seu número de telefone.
  3. Na tela seguinte, toque em “Restaurar” para recuperar suas conversas e seus arquivos de mídia do Google Drive;
  4. Ao final do processo, toque em “Avançar”. Suas conversas serão exibidas logo adiante;
  5. Após a restauração, o WhatsApp continuará exibindo seus arquivos de mídia.
  6. Lembrete: se você instalar o app sem ter feito backup no Google Drive, o WhatsApp restaurará o backup local automaticamente.

Dicas para salvar conversas do WhatsApp e evitar problemas

Como dizia aquele bom ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Estas são algumas dicas que podem te ajudar a evitar dores de cabeça com as suas conversas no WhatsApp.

  1. Use o WhatsApp no computador: Quem é um usuário do WhatsApp Web, certamente já reparou há um tempo, que ele armazena mensagens e conversas mesmo após elas serem deletadas do smartphone. Isso pode ser ótimo quando você perde mensagens ou conversas que não queria;
  2. Faça o Backup: Pode parecer um pouco óbvio, mas alguns usuários – principalmente para não serem interrompidos de madrugada – desativam o backup automático do WhatsApp. Isso pode resultar em uma verdadeira catástrofe, então, não esqueça de ajustar o backup conforme as suas preferências;
  3. Exporte suas conversas: Outra forma muito eficaz de se prevenir também, é utilizando o recurso de exportar conversas. Com isso, o WhatsApp salva até 40 mil mensagens – sem mídia – em formato “.txt”. Este recurso não é tão explorado, mas é muito eficaz.

WhatsApp tem lixeira?

O WhatsApp não possui uma lixeira, tampouco uma seção em que arquivos deletados ficam armazenados por um período de tempo. Ao fazer o delete de qualquer informação ou dados, ele será perdido definitivamente.

Com estas dicas básicas, sem dúvidas, você terá menos preocupações quando as suas conversas do WhatsApp forem apagadas. Saiba mais sobre o aplicativo de mensagens instantâneas clicando aqui.

Com informações: FAQ WhatsApp, Dr. Fone

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista