WhatsApp permitirá backups de conversas em outros lugares

Parece que o WhatsApp finalmente está dando mais atenção para a ferramenta de recuperação do seu aplicativo. A equipe do mensageiro está desenvolvendo uma nova maneira, possivelmente mais eficiente, de fazer backups de conversas.

publicidade
backups de conversas
(Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Backups de conversas em outros lugares

Se você já formatou seu celular, ou teve que trocá-lo, você sabe o quão importante é ter uma reserva dos seus arquivos. Ainda mais importante é ter um backup de conversas do WhatsApp para restaurar todas as comunicações perdidas no caso de perda ou troca do aparelho.

As informações vêm do WABetaInfo, site especializado em informações sobre o WhatsApp, inclusive vazamentos, que diz ter encontrado vestígios do recurso na versão 2.22.13.11 do WhatsApp Beta, versão de testes do mensageiro.

publicidade

Como é possível constatar na captura de tela apresentada no site, as configurações de backup do aplicativo Android ganharam um botão para fazer a exportação do arquivo de backup. Agora, não é necessário depender do Google Drive para salvar e restaurar suas conversas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Imagem: Reprodução / WABetaInfo

Na descrição da opção “Exportar backup” está a informação de que “todas as conversas e mídias (como fotos, vídeos e arquivos) estarão incluídos”, mas é importante lembrar que, até a conclusão deste artigo, ainda não existe uma ferramenta para a importação posterior de tais arquivos. A expectativa é de que ele venha em alguma das próximas atualizações.

publicidade

É uma boa ferramenta?

A implementação de uma opção adicional de backup de conversas é uma medida interessante e certamente trará um pouco mais de flexibilidade para o aplicativo no Android. Até o momento, só existe a opção de fazer backups em nuvem, através do Google Drive.

Com a nova ferramenta, o usuário terá a opções adicionais de backup sendo armazenados onde quiser, já que provavelmente se trata de um arquivo comprimido, contendo não só as conversas, mas as mídias correlatas.

Outro ponto de destaque é a troca de dispositivos quando o usuário sai do iOS para o Android. Embora já exista uma função que facilita a migração de sistemas, levando os dados de um para o outro, o recurso é considerado “complicado” por muitos. Nesses casos, a nova forma de fazer backup pode facilitar a vida dos usuários.

É bom considerar que a ferramenta está em desenvolvimento inicial, visto que ainda nem existe opção de reutilizar os arquivos criados na exportação. Além disso, não existe previsão do lançamento do recurso e nem sequer um anúncio oficial sobre o mesmo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar