Como utilizar o Instagram de forma profissional junto com o WhatsApp Business

Neste tutorial você vai aprender de forma simples e fácil como colocar o link do WhatsApp Business no Instagram, usando apenas o celular!

Manter seu Instagram atualizado é um aspecto muito importante para pessoas e empresas que usam a rede social como plataforma de exibição dos seus produtos. 

publicidade

Aprenda a colocar o link do WhatsApp no Instagram (Imagem: Gabrielle Henderson on Unsplash)

As redes sociais cumprem um papel fundamental no mundo dos negócios, mas cada uma delas tem um propósito diferente.

Exemplos disso são: o Instagram que atualmente é mais usado como um centro de exposição, enquanto o WhatsApp é utilizado mais em conversas diretas com os clientes e até para finalizar o negócio.

Vamos entender de forma simples e fácil como colocar o link do WhatsApp Business no Instagram, usando apenas o celular, para que seus clientes tenham acesso direto ao chat do mensageiro.

publicidade

Integração das plataformas

O Instagram até possui um centro de mensagens, mas a ferramenta não é tão polida quanto o WhatsApp. O foco principal de quem usa a plataforma é a enorme exposição que ela proporciona.

Postagens na rede social tem a possibilidade de atingir milhões de pessoas, elas estando no seu círculo de contatos ou não.

Já o WhatsApp é apenas um mensageiro, um dos mais famosos do mundo. Isso quer dizer que seu foco é na comunicação direta.

Mesmo assim, na versão WhatsApp Business, ele tem ferramentas incríveis que visam suprir várias das necessidades do mundo dos negócios.

Agora, você já imaginou se fosse possível unir ambas dentro de um ecossistema para ter o alcance e exposição do Instagram aliado as ferramentas de gerenciamento de negócios do WhatsApp Business?

Isso pode ser facilmente alcançado fazendo uma integração direta entre o Instagram e o WhatsApp, por um botão no perfil da rede social.

Assim, pessoas que estejam observando os seus serviços e produtos no Instagram podem clicar em um só botão chegarem até a conta comercial do seu WhatsApp, onde o atendimento vai acontecer.

Como colocar o link do WhatsApp Business no Instagram

O processo de colocar o link do WhatsApp Business no Instagram utiliza as ferramentas disponíveis no perfil de contas profissionais da plataforma. Sendo assim, o primeiro passo é alterar o tipo de conta que você tem.

  1. Basta acessar seu Instagram e abrir o seu perfil escolhendo sua foto na bolinha localizada no canto inferior direito da tela;
  2. Depois é só abrir o menu escolhendo os três tracinhos no canto direito superior;
  3. No menu é só navegar até “Configurações” > “Conta” > “Mudar para conta profissional”;
  4. Agora é só escolher “Continuar”.

    link do WhatsApp Business no Instagram

    Imagem: Reprodução

A partir desse momento, você vai começar a fazer as configurações da sua conta profissional, escolhendo as opções que melhor representam o tipo do seu negócio.

Assim que tudo estiver do jeito que você quer, está na hora de adicionar o link do WhatsApp Business no Instagram. Basta seguir esses passos:

  1. No seu perfil selecione “Editar perfil” > “Opções de contato”;
  2. Por fim, selecione “Número do WhatsApp Business”;

    Imagem: Reprodução

  3. Agora selecione, ou digite, o número do WhatsApp Business que você quer vincular. É importante que o WhatsApp em questão esteja ativo porque um código de acesso será enviado para o número;
  4. Agora é só confirmar o código que você recebeu no WhatsApp, enviado pelo Facebook Business, e pronto.

    link do WhatsApp

    Imagem: Reprodução

Caso o número não esteja aparecendo ainda, volte a página “Editar Perfil”; vá em “Exibição do perfil” e escolha a opção “Exibir as informações de contato”. Volte a página “Editar perfil” e marque a opção “Concluir”.

O seu link do WhatsApp Business agora será exibido no perfil do seu negócio.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.