Congestionamento em outras redes: Hackers invadem aplicativo de táxi criam o caos no trânsito

Moyses Batista

6 de setembro de 2022

No dia primeiro de setembro, a cidade de Moscou presenciou um evento fora do comum. Um grupo de hackers invadiu o aplicativo de táxi local Yandex Taxi. A empresa se pronunciou sobre o caso e em sua defesa disse que o engarrafamento não durou nem uma hora.

publicidade
Hackers invadem aplicativo de taxi

Hackers invadem aplicativo de táxi – Imagem: Reprodução/Pexels

Como o engarrafamento se formou após a invasão dos hackers

O ataque foi em direção ao governo russo e segundo o grupo que assumiu a responsabilidade, estão aliados à Ucrânia. Desse modo, os hackers protagonizaram uma cena de filme, abaixo é possível conferir um vídeo da grande fila de táxis que se formou.

publicidade

Moscou também tem uma fama por ter um dos trânsitos mais caóticos do mundo, e mesmo assim, este evento foi considerado atípico mesmo para os padrões. Em entrevista ao The Verge, Polina Pestova, porta-voz da Yandex, disse:

“Na manhã de 1º de setembro, o Yandex.Taxi encontrou uma tentativa de invasores de interromper o serviço – várias dezenas de motoristas receberam pedidos em massa para a região de Fili.”

A empresa também ressaltou que já trabalhou em cima do algoritmo visando “detectar e prevenir tais ataques para evitar incidentes semelhantes no futuro”, como destacou o Vice.

Hackear carro pode se tornar um hábito comum?

Se isso acontecesse durante uma perseguição, certamente pareceria algum take de “Velozes e Furiosos”, mas o caso pode trazer à tona uma preocupação.

Com carros cada vez mais conectados, será que a invasão de automóveis pode se tornar o próximo passo dos hackers? Afinal, a cada dia que se passa vemos mais anúncios de carros com piloto automático, além de mais inteligentes e independentes.

Embora a Yandex não tenha atribuído o ataque a alguém, o Anonymous aparentemente assumiu a autoria do evento. Em um post no Twitter, o grupo confirmou que atacou o aplicativo e uma matéria do Hack Read foi uma das primeiras fontes a afirmar isso.

É interessante destacar que a Yandex na Rússia, é uma gigante do TI, tal qual o Google é para nós hoje. Desse modo, este ataque mostra que a Ucrânia conta com apoio de alguns grupos de hackers que direcionaram os seus ataques nos últimos meses à Rússia.

Fonte: The Verge, Vice, Hack Read

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista