Conheça 7 maneiras criativas de usar o Pix; muito além de fazer pagamentos

Criado pelo Banco Central, o Pix pode ser considerado uma das maiores inovações na forma como o brasileiro se relaciona com pagamentos e meio digital. Completamente voltado para acessibilidade, a novidade se espalhou rapidamente e hoje é usada em praticamente todas as situações, desde pagar o barbeiro até compras em sites de alcance internacional. Mas será que você sabe mesmo como usar o Pix?

publicidade
Pix traz facilidade na hora de lidar com dinheiro (Imagem: Divulgação / Nubank)

As transações instantâneas e sem taxas extras, geralmente, aceleraram um processo que já vinha se popularizando, o uso do celular como carteira digital e meio de pagamentos.

Bancos como Nubank e Inter já praticavam transações gratuitas, mas faltavam lojas e estabelecimentos comerciais que aceitassem as transações.

publicidade

O mesmo ocorria com aplicativos de carteira digital, como o PicPay, ótimo serviço mas não era amplamente adotado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nada se compara a usar o Pix

Aí entra o Pix, serviço imensamente mais democrático e acessível do que qualquer outra das formas até então existentes de pagamento.

Não se trata apenas de transferências mais rápidas, como mais baratas e sem limitação de dia e horário. As transações bancárias tradicionais só funcionam períodos específicos.

publicidade

Se tem uma coisa que o Pix trouxe foi liberdade. A facilidade para lidar com dinheiro abriu espaço para utilizar o método de formas criativas. Confira algumas delas:

1. Descontos em compras

Vários estabelecimentos sempre mantiveram o costume de dar descontos em compras à vista no dinheiro vivo ou em débito. Você pode usar esse mesmo sistema com o Pix, afinal de contas, é uma mistura dos dois. Você só tem que convencer o vendedor. 

2. Como mensageiro instantâneo

A utilidade é pouca, mas não quer dizer que seja inexistente. O Pix permite que você adicione mensagens às suas transações. Que tal fazer um bate-papo com seus amigos ou mandar aquela mensagem de paquera?

3. Usar o Pix para fazer a famosa “vaquinha” pro churrasco 

Organizar as contas com os amigos pode ser um problema, mas e se você usar os pagamentos via Pix para organizar todas as contribuições? Ainda dá para manter um registro de quem pagou quanto.

publicidade

4. Dar um presente a quem você ama

Não é do tipo que sabe escolher presentes? Sem problema. É só mandar um Pix com uma frase sincera e deixar que a pessoa escolha o que fazer com o dinheiro.

5. Pagamentos fáceis e personalizados

O Pix permite que você crie “links” de pagamentos fixos, com ou sem valores específicos, que podem ser transformados em QR code.

Hoje em dia, inúmeros estabelecimentos já deixam seu QR para pagamento Pix impresso em um lugar acessível para os seus clientes. Facilita muito na hora de finalizar a compra.

6. Organização pessoal

Ficar de olho nas contas e gerenciar o dinheiro fica bem mais fácil com o Pix. Eu por exemplo, assim que recebo meu salário, faço transferência das quantias exatas para a conta de cada cartão de crédito. 

Assim, o dinheiro que sobra na minha conta principal pode ser usado sem medo de faltar para as contas do fim de mês.

7. Usar o Pix para achar o dono de documentos perdidos

Esse vem com base em um caso real. No caso de achar uma carteira perdida você pode usar os documentos dessa pessoa para encontrá-la diretamente.

Desde que ela não tenha perdido também o celular, e considerando que ela tem uma conta com Pix ativo, você pode usar o CPF dela para mandar uma mensagem usando o sistema. Sim, aconteceu um caso exatamente assim!

O que achou dessas formas de utilizar o Pix? Comenta aí quais delas foram novidade para você!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar