NÃO faça isso; veja lista com 8 erros mais comuns de marketing no Instagram

Crescer nas redes sociais não é uma tarefa fácil. As coisas mudam o tempo todo e você tem que estar se adaptando constantemente. Além disso, você tem que tomar cuidado para usar as estratégias e recursos certos. Confira neste artigo alguns dos erros mais comuns de marketing no Instagram.

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marketing no Instagram
Estratégias de marketing no Instagram (Imagem: Georgia de Lotz on Unsplash)

Aprender o que não fazer é tão importante quanto aprender o que fazer. Algoritmos, ferramentas, horários de postagens, métricas.

Veja os detalhes simples, mas que as pessoas deixam passar nas redes sociais e fazem toda a diferença para o crescimento de um perfil.

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Fique de olho no que não fazer na hora de aplicar uma estratégia de marketing no Instagram

Estratégias de marketing corretas são um dos aspectos mais importantes quando se trata de crescer em alguma plataforma. Acompanhe abaixo uma lista com os erros mais comuns de marketing no Instagram e aprenda o que NÃO fazer.

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1. Ter falta de foco

Saber qual o objetivo do seu perfil é o primeiro passo em qualquer rede social. Ter uma imagem clara da proposta da sua conta no Instagram vai te dar o norte do que fazer.

Infelizmente, tem muita gente na plataforma há anos querendo crescer mas ainda não conseguiu descobrir nem o seu público alvo.

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E quando você vai ver as postagens da página, tudo que encontra é uma bagunça. Postagens sem sinergia, que não combinam umas com as outras e com público completamente diferente.

Saber o foco da sua página vai te permitir definir o público alvo das suas postagens, e juntando às duas informações vai te permitir montar uma estratégia adequada para você.

2. Não se atentar ao público alvo

Considerando que você já saiba o foco do seu perfil no Instagram, o próximo passo é definir qual o melhor público para alcançar aquele objetivo.

Por exemplo, você quer falar sobre jogos e ganhar dinheiro anunciando hardware para computador. Embora o seu público seja gamer, existe uma diferença enorme entre o público gamer mobile, de console e PC.

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Então, ao planejar suas postagens você deve sempre considerar qual o seu público alvo e preparar conteúdo para ele.

3. Falta de estratégia

O assunto é marketing, obviamente não ter uma estratégia é um problema enorme para o crescimento de um perfil de rede social, ou de qualquer outra coisa que dependa de chamar a atenção de outras pessoas.

Se você já sabe seu propósito e já tem um público alvo em mente, tá na hora de trabalhar pesado. Alinhar esse conhecimento em uma estratégia válida exige pesquisa e testes.

4. Estratégia errada

Usar uma estratégia ruim pode ser pior que não usar estratégia nenhuma.

Seja porque você copiou a estratégia de alguém ou ela está desatualizada, sempre fique de olho para ver se ela está funcionando como deveria ou faça as adaptações necessárias.

É bom se lembrar que as redes sociais mudam o tempo todo e você tem que mudar junto se quiser ter sucesso.

5. Não se atentar às análises

Nem todo mundo gosta dessa parte, afinal, ficar de olho em dados e estatísticas pode ser algo bem chato. Porém, quando se trata de Instagram é extremamente necessário ficar de olho no que acontece no seu perfil.

Revisar os dados é a única forma de validar sua estratégia e a falta de uma boa análise pode colocar em risco todo o marketing que você preparou para aplicar no Instagram.

6. Ignorar os recursos e trends mais recentes

No Instagram, ser visto é o seu foco, não importa quanto esforço você coloque na sua página. Se não estiver alcançando o público, será tudo em vão.

Nesse caso, duas coisas devem ser bastante exploradas: os novos recursos que a plataforma lança e as tendências de postagens.

A utilização de novos recursos apela diretamente para o algoritmo do Instagram, afinal de contas, a rede social quer que as funcionalidades desenvolvidas sejam constatadas pelo público.

O mesmo acontece com trends e conteúdos virais. As redes sociais dão prioridade para postagens relacionadas a conteúdos virais como uma forma de manter o engajamento do público.

7. Abusar das hashtags

Tema complicado. Enquanto as hashtags te dão a oportunidade de trazer mais visibilidade para a página (ao aparecer em pesquisas relacionadas, etc.), como uma maneira de introduzir seu público a mais conteúdos seus, elas também podem transformar a postagem em “spam” e dar sumiço nos seguidores do perfil.

O ideal é utilizar de 2 a 4 hashtags, para manter sua postagem o mais limpa possível. O ideal é ter pelo menos duas, uma própria, algo que você criou e usa em várias das suas postagens e outra de alguma trend ou tema relacionado que te dê a possibilidade de ganhar mais alcance. Importante é não exagerar!

8. Não interagir com o público

Interagir com seu público é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing no Instagram.

Ser sociável é básico em uma rede social, o que quer dizer que você deve passar tanto tempo interagindo com seu público quanto você passa criando o seu conteúdo e montando estratégias.

Manter os seguidores engajados é a melhor maneira de crescer seu perfil de forma natural.

O que achou dessas dicas? Já descobriu o que você tá fazendo errado no seu perfil do Instagram? Deixe seu comentário!

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