Conheça os 7 melhores jogos de Pokémon de todos os tempos que “temos que pegar”

Rodrigo Pscheidt

26 de outubro de 2022

Pokémon é uma franquia que, literalmente, atravessa gerações. Nascida no saudoso Game Boy em 1996, os consoles da Nintendo seguem recebendo novos jogos de Pokémon até hoje. De fato, em novembro, o Switch receberá dois novos jogos: Pokémon Scarlet & Pokémon Violet.

publicidade

Fonte: The Pokémon Company/Reprodução

Pokémon é uma abreviatura de Pocket Monsters (monstros de bolso, em tradução livre). Embora o anime ainda seja um tremendo sucesso, os monstrinhos surgiram no mundo dos games, há mais de 25 anos.

Apesar de a marca Pokémon ser comumente associada à Nintendo, ela não é a única proprietária dos monstrinhos. Quem responde por isso é a The Pokémon Company, companhia japonesa fruto dos investimentos de três gigantes: NintendoGame Freak e Creatures.

As companhias seguem investindo pesado na marca, com lançamentos esporádicos de jogos, mangás, animes, card games e milhares de produtos licenciados que fazem a alegria dos fãs.

publicidade

Para quem já quer entrar no clima da próxima geração de Pokémon, o Bit Responde de hoje traz uma lista de respeito.

Ah, só um aviso: não iremos focar apenas nos jogos da franquia principal. Essa lista inclui outros jogos de sucesso protagonizados pelos monstrinhos mais famosos do mundo dos games.

Os 7 melhores jogos de Pokémon de todos os tempos:

  1. Pokémon Red e Blue;
  2. Pokémon Legends: Arceus;
  3. Pokémon Go!;
  4. Pokémon HeartGold e SoulSilver;
  5. Pokémon Unite;
  6. Pokémon Crystal;
  7. Pokémon Stadium.

1. Pokémon Red & Pokémon Blue (1996)

Impossível começar a lista com outros jogos de Pokémon que não sejam esses. Afinal, foram eles que apresentaram os monstrinhos ao mundo. Curiosamente, nessa mesma época, existe um jogo “extra”, Pokémon Green, lançado apenas no Japão.

É neste jogo que conhecemos a famosa “primeira geração” de Pokémon, que inclui alguns dos monstrinhos favoritos dos fãs. Os iniciais Bulbasaur, Charmander, Squirtle e, claro, Pikachu, saíram daqui.

2. Pokémon Legends: Arceus (2022)

Este jogo merece uma posição elevada em qualquer lista dos melhores jogos de Pokémon simplesmente porque ele é o primeiro jogo que realmente trouxe alguma evolução à fórmula da série, emprestando até alguns elementos de Monster Hunter.

Quem é fã, sabe: a Game Freak meio que se acomodou no sucesso, e manteve a receita do sucesso ao longo dos anos. Pokémon Legends: Arceus quebra este paradigma com seu vasto mundo selvagem 3D, novas mecânicas de captura de monstrinhos e um senso de escala diferente de tudo o que vimos antes.

3. Pokémon Go! (2016)

Eis aqui mais um jogo que foi revolucionário, ainda que de um jeito diferente. Utilizando a câmera dos smartphones e a tecnologia de realidade aumentada, Pokémon Go trouxe os monstrinhos para o mundo real, e fez os jogadores saírem de casa para caçá-los.

Pokémon Go virou uma verdadeira febre e trouxe ao jogo um senso de comunidade até então inédito. As pessoas passaram a sair juntas para caçar Pokémon em suas cidades! Esta interação social criou laços de amizade que perduram até hoje.

4. Pokémon HeartGold & Pokémon SoulSilver (2010)

Para muitos fãs, HeartGold e SoulSilver são os melhores jogos de Pokémon já feitos. Curiosamente, eles não são jogos originais, mas remakes de jogos lançados 10 anos antes, Gold & Silver, que apresentaram a segunda geração de monstrinhos.

O que faz este remake ser tão querido? Basicamente, ele é a união perfeita entre a nostalgia dos originais com novos recursos que melhoram a experiência. O sistema de reprodução de Pokémon e a passagem de tempo no mundo do jogo, surgiram aqui.

5. Pokémon Unite (2021)

Eis aqui mais um jogo que merece seu lugar nesta lista por fugir do básico. Pokémon Unite é um jogo estilo MOBA, que bebe na fonte de sucessos como League of Legends e DOTA 2 para oferecer batalhas épicas entre os monstrinhos.

O fato de estar disponível (de graça) para smartphones ajudou o título a alcançar popularidade. O elemento multiplayer também se destaca: as disputas rolam entre duas equipes de 5 jogadores cada. Trabalho em equipe é fundamental, assim como conhecer bem os pontos fortes e fracos de cada Pokémon.

6. Pokémon Crystal (2001)

O último dos jogos de Pokémon a ser lançado para o Game Boy Color tem um lugar muito especial no coração dos fãs. O jogo evoluiu conceitos dos Pokémon Gold & Silver originais, trazendo novidades que foram muito bem recebidas.

Por exemplo: Pokémon Crystal foi o primeiro jogo da franquia a permitir que o jogador controlasse uma treinadora do sexo feminino. As melhorias gráficas, de interface e os novos monstrinhos completam o pacote. Sem dúvida uma bela carta de despedida da franquia ao saudoso Game Boy.

7. Pokémon Stadium (2000)

Pokémon sempre foi um jogo sobre duelos de monstros. Porém, na série principal, os confrontos rolavam mais na cabeça do jogador. Na tela, víamos apenas caixas de texto indicando os golpes e habilidades dos bichinhos. Tudo era muito “parado”.

Felizmente, Pokémon Stadium chegou ao Nintendo 64 para corrigir isso. Trazendo as criaturinhas para o mundo 3D e apresentando seus poderes de forma impactante, este é mais um dos jogos de Pokémon que se destacou por entregar algo diferente da fórmula tradicional.

E é com este clássico de Nintendo 64 que encerramos esta lista. Sabemos que algumas de nossas escolhas serão polêmicas, e que deixamos muitos jogos clássicos de fora, mas achamos importante valorizar jogos que, além de bons, também foram inovadores e disruptivos.

Sentiu falta do seu game favorito? Use a área de comentários abaixo para fazer justiça! E antes de ir embora, veja nossa análise de qual o Pokémon mais forte criado nos games.

Com informações: Nintendo Life

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Rodrigo Pscheidt
Escrito por

Rodrigo Pscheidt