Criadora do jogo Minecraft toma decisão polêmica contra NFTs em seus servidores

A Mojang, desenvolvedora do Minecraft, um dos jogos mais populares do mundo, fez um anúncio em seu blog oficial onde proíbe o uso do jogo para comercializar ativos digitais. Segundo o comunicado da empresa, seu objetivo é banir principalmente as NFTs dos servidores.

publicidade
Mundo de Minecraft (Imagem: Reprodução / NFT Worlds)

NFT ou token não fungível, é uma tecnologia de certificado digital que serve para comprovar a posse de um ativo digital. A tecnologia é estabelecida via blockchain e garante exclusividade do item em questão.

No comunicado, a empresa proíbe os desenvolvedores de utilizar qualquer aspecto de Minecraft para criar projetos relacionados à blockchain.

publicidade

Mojang decide banir NFTs para evitar a exclusão

Na publicação, a Mojang cita o caráter negativo da exclusividade nos NFTs, que criam espaços aos quais nem todas as pessoas conseguem ter acesso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para garantir que os jogadores do Minecraft tenham uma experiência segura e inclusiva, as tecnologias blockchain não podem ser integradas em nossos aplicativos de cliente e servidor, nem o conteúdo de Minecraft, como mundos, skins, itens de persona ou outros mods, pode ser utilizado por tecnologia blockchain para criar um ativo digital escasso“, notificou a Mojang.

Para a empresa, esse aspecto das NFTs viola o propósito do jogo, entrando “em conflito com Diretrizes e com o espírito do Minecraft”.

publicidade

Empresas usam o Minecraft para trabalhar com NFTs

A equipe desenvolvedora do jogo comentou que empresas vêm usando o Minecraft para implementar seus projetos de NFTs, como no caso da NFT Worlds, que sofreu uma queda astronômica depois do anúncio da Mojang.

Minecraft vai banir NFTs
Imagem: Reprodução / CoinMarketCap

NFT Worlds é um projeto de uma criptomoeda que usa o universo de Minecraft como plataforma para o seu metaverso.

Depois do anúncio, eles até tentaram entrar em contato com os desenvolvedores do Minecraft, mas parece que a única solução será criar sua própria versão do jogo, algo relativamente comum de se fazer.

publicidade

Os problemas com NFTs

Na postagem, é levantada a questão sobre segurança. A equipe diz que não pode confiar em NFTs de terceiros e podem acabar prejudicando os jogadores.

Mas esse não é o único motivo. A Mojang explica que as NFTs podem fazer com que jogadores percam dinheiro, como existem relatos de ativos comprados por preços altamente inflacionados e perderam depois o seu valor.

Outro ponto a se discutir são as mudanças que ocorrem na comunidade de um jogo que adere às criptomoedas. Isso pode ser conferido nas centenas de projetos de jogos NFT que foram abandonadas pela sua comunidade ao apresentar a mínima tendência de queda em seu valor.

Por fim, a Mojang afirmou não ter interesse em usar tecnologia blockchain no seu jogo, mas deixou especificado que estaria observando sua evolução ao longo do tempo.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar