Criptomoedas farão pagamentos no Brasil em breve; saiba como essa medida te afetará

Moyses Batista

1 de dezembro de 2022

O Brasil de fato é igual um coração de mãe, não por menos, fomos um dos países com maior adesão às criptomoedas no mundo. Embora não seja um passo definitivo para as moedas digitais, o Congresso aprovou nesta quarta-feira, um projeto de lei que regulamentaria o seu uso.

publicidade
Brasil e uso de criptomoedas

Brasil e uso de criptomoedas – Imagem: BIT Magazine

O Brasil em progresso com as criptomoedas

A palavra de hoje, sem dúvidas, é “Progresso”, e enquanto o mercado de criptomoedas não entra em ordem, felizmente vemos um avanço no Brasil. Com esta aprovação do Congresso, nós temos mais um degrau que incentivará o uso das moedas digitais no país. 

O Projeto de Lei 4401/2021 aprovado pela Câmara dos Deputados do Brasil, destaca um novo marco na regulação desses ativos. E não pense que as criptos serão reservadas apenas para moedas de troca. O PL 4401/2021, também inclui o pagamento de “milhas”, como um dos casos que pode se beneficiar da aprovação seguinte.

Agora, faltam poucos passos para este projeto de lei entrar em vigor. Então, basta apenas uma assinatura do presidente da república. Em caso de aprovação, o poder executivo deverá escolher o órgão encarregado de cuidar do assunto. 

publicidade

As criptomoedas serão as novas moedas oficiais?

Calma! O Brasil não se tornará El Salvador, assim, nenhuma criptomoeda vai receber o status de “moeda oficial”. Esta aprovação apenas a reconhece como um meio efetivo de pagamento.

Na prática, basicamente os bancos poderão oferecer serviços financeiros baseados em criptomoedas. É possível que, em algum momento, as moedas digitais sejam tão comuns quanto cartões de crédito ou transferências bancárias.

Alguns bancos que atuam no Brasil já estão dando seus passos em direção às criptomoedas. A subsidiária brasileira do grande Santander, já tem planos a caminho para oferecer serviços com criptoativos. Além dele, um dos maiores bancos privados do país, o Itaú, também está interessado na tokenização de ativos.

O Brasil tem progredido consideravelmente na regulamentação e adoção das criptomoedas como um ativo. Até o momento, no país apenas a CVM e o Banco Central estão realmente envolvidos com as criptomoedas. Mas em breve isso pode mudar, e para garantir a segurança, o projeto de lei vem com diversas regras de funcionamento.

Com informações: Decrypt

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista