Instagram luta para salvar a vida de crianças

O Instagram está adicionando função para ajudar a encontrar crianças sequestradas e desaparecidas. O objetivo é combater esse crime hediondo contra os mais jovens.

publicidade
(Imagem: Bermix Studio/Unsplash)

Mais proteção ao menores

Isso significa que os usuários do Instagram podem ter mais chances de salvar uma criança em perigo. O recurso revelará detalhes importantes sobre a criança desaparecida. Isso inclui uma foto, descrição, localização do sequestro e qualquer outra informação útil.

O alerta chamado Amber chega pelo Instagram e pode ser compartilhado com os amigos. O recurso foi liberado no dia (02) desse mês em 25 países, e divulgado pelo Meta.

publicidade

“Sabemos que as chances de encontrar uma criança desaparecida aumentam quando mais pessoas estão atentas, especialmente nas primeiras horas”, disse a gerente de sessão de segurança do Instagram, Emily Vacher, em declaração oficial do Meta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com esta atualização, se um alerta Amber for ativado pela polícia e você estiver na área de pesquisa designada, o alerta aparecerá no feed da rede social. Espera-se que o Alerta Amber aumentem as chances de encontrar uma criança sequestrada.

Segundo, com o governo federal brasileiro, cerca de 40 mil crianças desaparecem todos os anos e apenas 10% a 15% conseguem retornar às suas famílias.

União de vários países

No Reino Unido, o sistema de aplicativos do Instagram é construído em parceria com a National Crime Agency — e com o National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC) (Centro Nacional de Crianças Desaparecidas, tradução livre) dos Estados Unidos.

publicidade

O sistema é originalmente americano e leva o nome Amber Rene Hagerman, uma menina de 9 anos, sequestrada e assassinada em 1996.

O nome Amber também é sigla para “America’s Missing: Broadcast Emergency Response” — Desaparecidos nos Estados Unidos: Contato de Emergência, na tradução livre.

Em solo norte-americano, os Alertas Amber são entregues por estações de rádio, TV e mensagens de texto e também poderão ser emitidos por e-mail e outdoors comerciais. No Brasil, esse tipo de alerta tem sido entregue em mensagens SMS.

Resposta mais rápida pelo Instagram

De acordo com Emily Vacher, ter uma plataforma social realmente visual como o Instagram para emitir esses alertas é uma ótima notícia. Isso faz com que mais pessoas tenham acesso aos casos de crianças desaparecidas, aumentando as chances de reencontro com os responsáveis.

publicidade

E caso alguém tenha informações desta criança desaparecida, ligue para a polícia e use os detalhes informados pela mensagem de alerta.

“Os Alertas Amber são uma ferramenta crucial para ajudar a divulgar rapidamente uma mensagem sobre uma criança desaparecida e muitas vezes resultam em informações vitais do público que ajudam a polícia a localizá-la”, disse Louise Newell, da Agência Nacional de Crimes dos Estados Unidos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar