Flow Podcast faz apelo após prejuízos por causa de Monark

O YouTube é conhecido por ser uma plataforma relativamente estranha quando se trata de suas políticas internas, tendo registros de vários casos onde criadores de conteúdo são penalizados e se queixam das injustiças cometidas por ela. Um dos casos mais recentes de problemas envolvendo é o do Flow Podcast, que segue desmonetizado desde o segundo mês de 2022 após o escândalo envolvendo Monark.

publicidade
Flow Podecast
Imagem: Reprodução / @flowpdc via Twitter

O YouTube é uma das maiores, senão a maior, plataformas de produção de conteúdo em vídeo na internet. Inclusive, é um dos principais precursores – ou pelo menos um dos que mais fazem sucesso na atualidade – nas transmissões ao vivo.

E como tal, vários criadores de conteúdo se encontram nele, na tentativa de se tornar parte do programa de parcerias da empresa e começar a ganhar com a tão sonhada por muitos “monetização” – onde o criador recebe pela quantidade de visualizações e comerciais em seus vídeos.

publicidade

O caso Monark

Em fevereiro desse ano, Monark, o youtuber e podcaster, na época um dos apresentadores do Flow Podcast, se posicionou a favor da criação de um partido nazista no Brasil. Como resultado, foi desligado da empresa, da qual era sócio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Além disso, o canal sofreu uma repercussão negativa imensa, perdendo patrocinadores e sendo limitado de diversas maneiras pela plataforma – que retirou a monetização também de outros canais que se encontram embaixo do nome da mesma empresa, como Flow, Cortes do Flow e Flow Sport Club.

Após o caso, várias pessoas que já participaram do programa fizeram pedidos para que o episódio em que apareciam fosse retirado do ar.

publicidade

Flow Podcast segue desmonetizado

O canal que já recebeu participantes de peso, tanto de esquerda quanto de direita, segue em situação financeira grave. Além dos patrocinadores que saíram, as punições implementadas pelo YouTube estão prejudicando profundamente a infraestrutura do canal.

A empresa já vinha sofrendo desde o início da pandemia, fazendo com que algumas das pessoas com os cargos mais elevados  tivessem até que fazer cortes em seus salários para evitar a demissão em massa dos funcionários (cerca de 150 no total).

O próprio Igor 3K, fundador do Flow Podcast ao lado de Monark, disse em entrevista ao DCM ter cortado seu salário em 90% para manter a empresa funcionando (isso no começo dos problemas, que seguem até hoje).

Direta e indiretamente, o Flow gera mais de 150 empregos. A gente não teve nenhum desligamento por causa dessa crise. Para manter todo mundo, os principais gestores sacrificaram grande parte do salário. Eu posso falar que o meu salário reduziu em 90%”, disse Igor.

publicidade

Durante a entrevista, Igor criticou também a maneira como o YouTube e outras plataformas têm tratado o canal, de forma totalmente obscura e sem dar mínimas satisfações.

Monark, após o desligamento da Flow Podcast, anunciou que irá para a Rumble, uma plataforma conhecida nos Estados Unidos por ter tendências de extrema-direita e que vem investindo no Brasil.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de também migrar os canais Flow para a Rumble, Igor 3K afirmou que irá apenas manter suas atividades no YouTube, sem nenhuma pretensão de migrar – mas que esperava atitudes mais transparentes da plataforma na qual se encontra.

Notícias mais recentes sinalizam que o Flow irá migrar para uma outra plataforma, chamada Odysee.

É oficial, o Flow Podcast agora está no Odysee
Eles são o maior podcast do Brasil
Estamos super empolgados em trabalhar com eles
@flowpdc“, confirmou a Odysee em seu tweet.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar