Cuidado! O cabo que você usa no iPhone pode te matar

Não, não é nenhum exagero. E o Bit Magazine explica como isso pode acontecer. Não é segredo ou novidade que os aparelhos da Apple são vendidos a preços salgados no Brasil, especialmente o tão almejado iPhone

publicidade
Cuidado! O cabo do seu iPhone pode matar você
Cuidado! O cabo do seu iPhone pode matar você. (Imagem: Pixabay)

Muitas pessoas se esforçam até conseguirem adquirir o aparelho desejado, mas com o passar do tempo acabam se tornando negligentes com outros fatores secundários.

Isso porque a venda do iPhone tornou o que seria um pacote de acessórios cada vez mais limitado. Anos atrás, era possível comprar o celular da Apple ou de qualquer outra marca e, junto, receber o cabo do carregador com o plug da tomada e fone de ouvido. Hoje, a Apple se limita a enviar apenas o cabo que, inclusive, possui uma entrada diferente e exclusiva.

publicidade

Isso quer dizer duas coisas: ou você adquire o plug correto ou tenta recorrer a opções mais baratas através de um conector secundário. O mesmo acontece com os próprios cabos para carregar o iPhone, que já se tornaram famosos pela fragilidade e facilidade em estragar e deixar os usuários na mão repentinamente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A falta de investimento da marca neste acessório crucial para o funcionamento do aparelho faz muitos usuários recorrerem aos falsificados. 

O problema é que estes acessórios falsificados podem lhe atender bem por um breve tempo, mas não vai demorar para eles também apresentarem falhas.

publicidade

Ou seja, o investimento em dez cabos falsificados de iPhone a curto prazo se assemelham ao custo do acessório original que promete lhe atender com excelência por um período maior, desde que receba o cuidado necessário. 

Este foi um breve exemplo sobre a atual realidade dos fãs da marca, em especial, os usuários do iPhone. A seguir, o Bit Magazine explica com detalhes os riscos do que parece ser um simples cabo podem causar. 

Riscos do cabo falsificado no iPhone

Conforme mencionado acima, a eficácia do cabo falso do iPhone é questionável, pois normalmente eles são produzidos com componentes de baixa qualidade.

O resultado eventual é o causador de eletrocussões letais e até incêndios domésticos. Os riscos apresentados por este tipo de acessório foram apurados através de um relatório de segurança que o taxou este risco na margem de 98%. 

publicidade

Como identificar cabos falsos de iPhone?

Os cabos falsos de iPhone são classificados em duas categorias, a primeira é a falsificação e a segunda são os acessórios não certificados.

Uma falsificação consiste em um produto barato e de má qualidade vestido para se passar por um original. Já os acessórios não certificados representam as produções feitas por empresas terceirizadas sem a autorização da Apple. 

Normalmente, a compra de um cabo barato de uma empresa respeitável e certificada pela Apple é vista como uma aquisição segura.

Por outro lado, os cabos falsos podem ser bastante perigosos. Por isso, aqui vão algumas dicas para identificá-los e evitar o respectivo uso.

1 – Verifique a embalagem 

A Apple costuma cobrar em média R$ 216 no cabo de carregador no site original do Brasil. Este valor se refere ao modelo mais simples, podendo chegar a cerca de R$ 500.

A variação de preços um tanto salgados pode justificar a busca por alternativas mais baratas em um primeiro momento. Mas é como diz o ditado: “O barato sai caro”. 

Mas se ainda assim você desejar adquirir um modelo terceirizado, confira se ele é certificado pela Apple, para isso, basta observar a embalagem do acessório. Neste caso, a autenticidade é identificada pelos dizeres: “Made for iPod, iPhone, iPad”. 

2 – Analise o cabo 

É extremamente importante comparar o cabo novo com o de um original da Apple, pois os falsificados tendem a ser bastante finos e leves ou grossos e pesados, dois extremos nitidamente visíveis. Além do mais, os cabos de iPhone feitos pela Apple possuem os próprios marcadores de autenticidade. 

3 – Verifique o conector Lightning 

Normalmente o conector Lightning costuma vir inacabado e áspero nos modelos falsificados. Segundo a Apple, é possível “usar o conector Lightning, o conector USB e as gravações a laser para identificar acessórios Lightning falsificados e não certificados.

Na página de suporte da Apple é possível verificar imagens úteis que podem auxiliar nesta análise.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar