De onde “saem” as missões espaciais? Confira o “Mapa do Foguete” e veja se existe alguma perto do Brasil

Mariana Souza

7 de novembro de 2022

O site americano especializado em tecnologia e espaço montou um mapa infográfico que apresenta onde estão as plataformas de lançamento de foguete em toda a crosta terrestre, e uma delas fica aqui no Brasil.

publicidade
Confira os locais de lançamentos de foguetes espalhados pelo mundo. (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

Confira os locais de lançamentos de foguetes espalhados pelo mundo. (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

“Mapa do foguete”mostra plataformas de lançamento pelo mundo

A BryceTech produziu um  mapa infográfico que mostra onde ficam as plataformas de lançamento de foguetes no mundo. No total, são 66 locais indicados. 

O primeiro satélite enviado ao espaço da história, o Sputnik I, por exemplo, foi lançado de uma base no Cazaquistão, chamada de Cosmódromo de Baikonur (o mesmo local de onde saiu a missão da cadelinha Laika). Outra importante base é a de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, palco do lançamento da missão Apollo I para a Lua.

Base de lançamento do Sputnik (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

Base de lançamento do Sputnik (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

O mapa apresenta locais de lançamento de veículos suborbitais (sem velocidade para completar uma volta em torno do planeta) e também locais que fazem testes de mísseis. O infográfico apresenta novos centros de lançamento, porém, não inclui bases móveis como no caso de “navios drones” usados pela SpaceX.

publicidade

No Brasil, existem duas bases de lançamento: o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte (somente veículos suborbitais são lançados) e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, local que se espera, um dia, fazer lançamentos de foguetes orbitais.

localização das bases de lançamento brasileiras (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

Bases de lançamento brasileiras (Imagem: Divulgaçã/BryceTech)

Hoje, a base de lançamento de Alcântara é considerada uma das melhores (senão a melhor) do mundo, por estar bem próxima da linha do equador. Isso faz com que o foguete ganhe um impulso ‘extra’, ajudando na economia de combustível.

Áreas costeiras e ilhas são ideais para lançamentos

Pelo mapa, é possível observar que locais como a Europa diminuíram os postos de lançamento. Desde 1968, a Agência Espacial Internacional (ESA) faz seus lançamentos na Guiana Francesa.

E, percebe-se que a grande maioria destes locais de lançamento são em áreas costeiras ou ilhas, para que, caso haja algum tipo de problema ou acidente, detritos e objetos não caiam em regiões com população.

Nesse tipo de situação, é ideal fazer o descarte dos detritos do próprio foguete com segurança no mar, então estar próximo dele no lançamento é uma boa ideia.

Uma das plataformas mais novas a serem inauguradas é a do Centro de Lançamento de Wenchang, na China. A primeira decolagem bem-sucedida ocorreu em 2016.

Agora, a NASA se prepara para o lançamento do foguete Space Launch System (SLS) direto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O lançamento está previsto para o dia 14 de novembro e promete a retomada do cronograma da missão que quer levar uma nova tripulação à Lua.

Você sabia dessas curiosidades?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza