A pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, aposta em fontes de energia ilimitadas a curto-prazo

Elon Musk fez mais uma das suas postagens polêmicas na última sexta-feira (10) no seu perfil do Twitter. Dessa vez, o CEO da Tesla e SpaceX abordou temas relacionados às escolhas energéticas das futuras civilizações.

publicidade
Elon Musk
Elon Musk comenta sobre a melhor energia de baixo impacto para o planeta (Imagem: NASA on Unsplash)

Crise energética no planeta preocupa

Elon Musk, estava respondendo a uma postagem do World of Engineering, um grupo científico e de engenharia com mais de 2,2 milhões de seguidores na plataforma cujo tema central é voltado a fontes de energia.

A organização do Fórum Econômico Mundial (WEF) expressou recentemente em um comunicado que “o mundo está no meio de sua primeira crise energética verdadeiramente global”.

publicidade

Segundo o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, precisamos nos concentrar na transição energética — processo contínuo de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia de baixo carbono (eólica, solar, hídrica e nuclear, entre outras) — para enfrentar esse desafio global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Energia geotérmica pode ser uma boa opção

Nessa transição, as fontes eólica, solar e hídrica são as preferidas por serem  benéficas para o meio ambiente (além delas, é importante mencionar também a energia geotérmica, que também entra na categoria de fonte renovável de energia).

A Quaise Energy, por exemplo, divulgou intenções de perfurar mais profundamente à Terra com a finalidade de explorar essa energia.

publicidade

A [energia] geotérmica não requer nenhum combustível e não produz resíduos. É verdadeiramente renovável, abundante e equitativa para todos, mesmo nos ambientes energéticos mais desafiadores“, escreve a empresa em seu site.

A situação energética no planeta é bem desafiadora e embora existam várias opções sustentáveis é interessante ver a opinião do homem mais rico do mundo sobre o assunto.

Para Elon Musk, a opção mais promissora no momento é a energia solar, provavelmente porque seus planos envolvem exploração espacial sendo esse, basicamente, o padrão nesse cenário.

As civilizações serão principalmente movidas a energia solar no futuro“, twittou Musk.

publicidade

Elon Musk comenta sobre futuro da energia na Terra

A página da World of Engineering havia publicado um gráfico demonstrando a extensão da área necessária no deserto do Saara para alimentar o mundo com energia solar.

Superfície no deserto do Saara 🏜 necessária para alimentar o mundo com energia solar (Central de energia solar concentrada com 2.500 kWh/m² por ano).

Além disso, no gráfico também é demonstrado o consumo energético de regiões específicas, considerando o consumo energético, por hora, de cada uma dessas regiões e qual o tamanho da área que um sistema assim ocuparia.

Segundo eles, seria necessário aproximadamente 23.398 TWh, ou Terawatts / hora, para manter o planeta funcionando nos padrões de  consumo de hoje. Em comparação, para manter a América do Sul e Central abastecidas, seria necessário apenas 1,103 TWh.

Baseado nisso podemos criar a seguinte lista:

Região TWh (consumo em Terawatts / hora)
Mundo 23,398
Asia 11,614
América do Norte 5,151
Europa 3,886
Eurásia 1,237
América do Sul e Central 1,103
Oriente Médio 1,023
África 722

Resta saber se tanto no espaço quanto na Terra, depender da energia solar é o melhor caminho. E você, o que acha a respeito desse assunto? Concorda com Elon Musk?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar