Epic Games afirma que Google pagou uma fortuna para Activision tentando evitar a concorrência; entenda

Hugo Cruz

21 de novembro de 2022

A concorrência é algo bem saudável para o mercado, e para o consumidor em geral, mas algumas empresas podem se sentir ameaçadas ao ver as concorrentes entrarem em seu espaço. Segundo informações da Epic Games, um bom exemplo disso seria o Google, que pagou uma fortuna a Activision e outras grandes desenvolvedoras de aplicativos para não criar soluções para competir com a sua Play Store.

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Google pagou fortuna a Activision para evitar a concorrência, diz a Epic Games 

Google pagou fortuna a Activision para evitar a concorrência, diz a Epic Games  – Imagem: Hugo Cruz / Bit Magazine

Google pagou uma fortuna a Activision para evitar concorrência

Segundo dados revelados em meio a um processo aberto pela Epic Games contra o Google, a dona do Android teria fechado acordo com no mínimo 24 grandes desenvolvedoras. O objetivo era impedir que essas empresas criassem concorrência para sua própria loja de aplicativos.

Entre esses se destaca um acordo com a Activision Blizzard, onde a gigante dos anúncios pagou cerca de US$360 milhões, aproximadamente R$ 1,92 bilhão, em três anos.

Com o acordo, a Activision interromperia qualquer plano de lançar sua própria loja de jogos para o Android, mas ela não foi a única. A Tencent, dona da Riot Games (responsável pelo famosíssimo League of Legends), recebeu um acordo parecido, mas com um pagamento de apenas US$30 milhões, aproximadamente R$ 150 milhões.

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As informações surgiram através de uma cópia do processo judicial da Epic contra o Google em 2020, onde a empresa é acusada de práticas anticompetitivas na plataforma Android. A Epic também abriu um processo semelhante contra a Apple, e seu ecossistema — App Store — que acabou na derrota da desenvolvedora no ano passado (esperá-se que a Epic faça uma apelação sobre o caso em 2023).

Acusações são negadas pela Activision

Além da Activision e a Riot, empresas como a Nintendo e a Ubisoft também foram citadas, aparentemente por serem beneficiadas com acordos parecidos. A Epic diz ainda, na acusação, que o Google se aproveita do seu capital enorme para impedir que novos competidores ganhem espaço no mercado mobile.

Além de impedir o surgimento de novas lojas, o Google também é acusado de fazer acordos para que companhias deem prioridade ao YouTube quando forem compartilhar vídeos e trailers.

A representante da Activision Blizzard, Lulu Cheng Meservey, negou as acusações em seu Twitter, afirmando não existir nenhum acordo secreto, ou provas dele.

A Epic está acusando o Google, parceiro da Activision Blizzard, de nos pagar para não competir com eles.

Para ser clara: isso é falso.

O Google nunca nos perguntou, nos pressionou ou nos fez concordar em não competir com eles – e já apresentamos documentos e testemunhos que refutam esse absurdo.

Sua postagem recebeu várias críticas de outros usuários da plataforma, apontando para as várias acusações registradas do tipo, mas que a Activision sempre nega após fazer investigações por conta própria.

Lulu, todos nós sabemos que as acusações contra a Blizzard são sempre negadas, por mais provas que existam.”, comentou esse usuário.

Segundo o Google, todos os acordos que faz com outras empresas servem para manter tanto desenvolvedoras quanto usuários satisfeitos, tendo sempre em mente a competitividade do mercado.

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Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.