Este triciclo elétrico inovador é nova ameaça ao futuro dos táxis

Os táxis, embora ainda sejam bastante populares em determinadas localidades como a famosa New York no amarelo característico, já têm sido substituídos por outras alternativas. Aplicativos de transporte individual de passageiros como a Uber e a 99 são alguns dos exemplos mais populares, além dos tradicionais moto-táxis. Mas, que tal um triciclo elétrico?

publicidade
Triciclo elétrico pode ser novo substituto do táxi;
Triciclo elétrico pode ser novo substituto do táxi. (Imagem: Divulgação/Bayk)

É isso mesmo que você leu. Um triciclo elétrico pode ser o novo substituto do táxi. Pelo menos, esta é a proposta da empresa alemã Bayk, que se empenha na criação do CityCruiser. O veículo consiste em um táxi a pedais ou “velotáxi”, como foi apelidado pela empresa. 

O triciclo elétrico foi construído com o propósito de suprir a demanda de mobilidade elétrica nos centros urbanos, sobretudo, na Europa. De acordo com a companhia, o veículo já foi implementado em 120 cidades em 50 países do mundo. 

publicidade

Como funciona o triciclo elétrico CityCruiser?

O triciclo elétrico da CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk. A companhia já soma mais de 20 anos de história na Alemanha. O novo modelo de táxi oferece assistência de até 25 km/h através de um motor de 250 watts de potência e 10 kgfm de torque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

É importante explicar que o limite de velocidade é restrito por software. Isso quer dizer que é possível ultrapassar a margem determinada pela empresa, apesar da possibilidade de danificar os componentes do triciclo.

Segundo informações da Bayk, o triciclo elétrico tem capacidade para fazer 80 km com uma única carga. O alcance é o suficiente para fazer uma viagem que atravessa a cidade ou levar pessoas a destinos diários.

publicidade

Entretanto, a empresa alemã reforça que cargas excessivas podem depender do uso do pedal de assistência, nível do motor e aspectos geográficos. São fatores como o vento, temperatura e superfície do asfalto. 

Isso sem contar um painel solar adicional na parte superior do veículo, apesar de a empresa não ter esclarecido se ele serve ou não para realimentação. O câmbio pode ser de três, cinco ou 14 velocidades, sendo que o cockpit é feito de polietileno ecológico. O táxi ainda tem capacidade para suportar 495 quilos, incluindo ciclista e passageiros, e 5 m² na carenagem para patrocínios.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar