AGORA é Lei: Europa aprova o USB-C como padrão; Apple chora com seus iPhones

Hugo Cruz

5 de outubro de 2022

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira, dia 4 de outubro, uma legislação que torna o USB-C a porta padrão de carregamento para uma variedade de dispositivos eletrônicos. A medida põe pressão principalmente na Apple, que vai ser forçada a fabricar iPhones com a porta USB-C, se quiser continuar vendendo dispositivos por lá.

publicidade
Europa aprova lei que vai obrigar a Apple a fazer iPhones com USB-C

Europa aprova lei que vai obrigar a Apple a fazer iPhones com USB-C – Imagem: Vishnu Mohanan on Unsplash

Para que serve a nova lei?

A lei foi validada para os 27 países da União Europeia (EU), em uma votação com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções. Na realidade, o parlamento já havia chegado a uma decisão em junho, mas agora ela foi oficializada.

Segundo a proposta, o objetivo é diminuir o lixo eletrônico, permitindo, por exemplo, que os consumidores possam usar um único carregador em vários dos, ou todos, seus dispositivos.

Estima-se que os carregadores descartados e não utilizados geram cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico por ano“, disse a proposta, anunciada pela Comissão Europeia em setembro do ano passado.

publicidade

Mas a medida pode ir além dos carregadores. Vários outros acessórios podem ser conectados via USB-C, como fones de ouvido e até adaptadores de vídeo, que na teoria vão poder ser usados independente de qual dispositivo você tenha. Vale lembrar que geralmente a porta de carregamento e conectividade desses aparelhos é a mesma.

Quais aparelhos serão afetados?

Segunda ela, todos os smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, alto-falantes portáteis, consoles de videogame portáteis, leitores eletrônicos, teclados, mouses e sistemas de navegação vendidos por lá deverão:

  • Usar uma porta USB-C;
  • Dar suporte a carregamento via cabo;
  • E ter suporte de fornecimento de energia em até 100 W.

Essas regras devem ser cumpridas até o final de 2024. Já os notebooks, que também caíram na malha fina, deverão ter carregamento USB-C a partir de 2026.

Apple vai ter que fabricar iPhones com USB-C

Quando a União Europeia anunciou a proposta, em setembro de 2021, a Apple foi uma das primeiras empresas a criticar. Segundo ela, a regulamentação poderia acabar atrapalhando o desenvolvimento de novas tecnologias.

Mas a preocupação da empresa era de como isso afetaria seus produtos, que na grande maioria utilizam a porta Lightning, tecnologia registrada da maçã.

Adicionalmente, a empresa alegou que a medida iria fazer com que usuários de iPhones, por exemplo, tivessem que jogar o cabo dos seus carregadores no lixo, aumentando o lixo eletrônico, ao invés de diminuí-lo, como a regulamentação propõe.

Incapaz de convencer a Comissão Europeia, a empresa não tem outra saída além de investir na tecnologia. Inclusive já saíram rumores dizendo que a Apple estava testando a porta USB-C em alguns dos seus smartphones.

Mas é melhor ela correr com esses testes, já que seguindo a Europa, várias regiões mundo afora estão estudando a possibilidade de adotar o USB-C como padrão dos dispositivos, inclusive o Brasil.

Com informação: ARS Technica.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.