Fundadores do Bored Ape criticam Open Sea por negar royalties de NFT; liberdade sim, mas dividindo lucros

Moyses Batista

10 de novembro de 2022

Os criadores do Bored Ape Yacht Club, e a Yuga Labs, não gostaram do anúncio da OpenSea, maior mercado de NFT atualmente. Neste final de semana, a empresa revelou que pode deixar de aplicar royalties de criadores de ativos digitais, em vendas secundárias.

publicidade
Um NFT

Fundadores do Bored Ape criticam Open Sea por não aceitar royalties de NFT – Imagem: Reprodução/Freepik

Sem royalts para NFT, o que podemos esperar da OpenSea?

A ideia de royalties para NFT está entrando em evidência, mas encontrou um obstáculo nos últimos dias. Afinal, a OpenSea, declarou que pode seguir a tendência de não repassar os royalties para seus criadores.

Em um artigo, assinado pelo fundador e co-fundadores da 10KTF, eles falaram sobre essa decisão. A Yuga labs, por sua vez, lamentou o caminho que a indústria NFT pode seguir frente à distribuição dos royalties dos criadores. Além disso, eles apresentam uma solução técnica para resolver esta situação da melhor maneira para todos.

A Yuga Labs e a 10KTF são “alfaiates”, que criam roupas para avatares. A solução propôs um modelo de lista de permissões. Com ela, os criadores podem permitir negociações secundárias apenas por intermediários que repassam os royalties.

publicidade

Assim, os contratos inteligentes seriam responsáveis por reger isso. Se o contrato de um mercado estiver na lista, então é possível prosseguir com a negociação. Caso contrário, a venda não procede, mas isto não afeta as transferências padrões de P2P.

Mais detalhes sobre este anúncio da Yuga e KTF

Como o Decrypt destacou, em trechos iniciais, os autores abordaram alguns fatos:

“O ecossistema NFT seria uma pequena fração do que é hoje se não fosse pelos royalties dos criadores”. Os principais mercados dos últimos dois anos não estariam em lugar nenhum se não os tivessem apoiado.”

Os autores deixaram bem claro que os royalties têm um impacto positivo para todos envolvidos no processo. Hoje, os criadores podem definir as porcentagens para a divisão via contrato inteligente, mas o processo não funciona tão bem em cadeira. 

O principal mercado do mundo de NFT, OpenSea, não negava a distribuição, por este motivo que a sua inclinação à ideia chamou a atenção dos criadores.  A empresa viu a mudança no cenário, e no sábado (5), anunciou que a divisão de royalties pode se tornar opcional no momento de compra.

Muitos criadores de NFTs não gostaram da novidade da OpenSea. Os fundadores do Bored Ape Yacht Club agora se juntaram à causa. No entanto, outros nomes como “Beeple” Winkelmann, “Bobby Hundreds” e Betty de Deadfellaz já abraçaram a esta luta. Muitos estão falando em “corrida para o fundo” se o mercado realmente tomar essa decisão.

Com informações: Decrypt

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista