Quais são os tipos de ataque hacker mais conhecidos?

Moyses Batista

21 de novembro de 2022

Hoje a internet abriga inúmeros perigos, por isso vamos te mostrar quais são os tipos de ataque hacker mais conhecidos. Se você quer saber, quais golpes estão em alta e como identificá-los com antecedência, este artigo vai te ajudar!

publicidade
Quais são os tipos de ataque hacker mais conhecidos?

Quais são os tipos de ataque hacker mais conhecidos? – Imagem: Reprodução/Freepik

Você conhece alguns desses tipos de ataque hacker?

A seguir, nós reunimos seis entre os ataques hackers mais vistos nos últimos anos. Muitos exploram vulnerabilidade técnicas, contudo, ataques de phishing, por exemplo, podem ser evitados apenas com algumas prevenções simples, que só dependem da sua atenção. E se você não conferiu, neste artigo te ensinamos a se prevenir de ataques dessa origem!

Ransomware

Aqui estamos falando de um dos ataques hackers mais vistos entre 2021 e 2022, de modo que o ransomware ganhou impulso junto com o crescimento do home office. Ele consiste em um “sequestro dos arquivos”, de modo que o agente de malícia pede uma recompensa para liberar acesso aos dados novamente. E se você quiser saber mais sobre ransomware, basta ver tudo aqui neste Bit Responde.

Ataque hacker DDoS

Um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), pode ser catastrófico em alguns casos, principalmente se  o alvo for o servidor de algum site relevante ou a rede de alguma empresa. Nós já falamos melhor sobre este ataque neste artigo, e sem dúvidas, é um dos mais conhecidos. Ele consiste em usar uma horda de computadores infectados para sobrecarregar um servidor ou dispositivo alvo.

publicidade

Cavalo de Tróia ou Trojan

Este é um tipo de malware que nós conseguimos evitar apenas com o bom senso e precauções simples, entre elas, não clicar em links suspeitos. O Trojan normalmente só atua em um aparelho quando o usuário o executa. Após começar a rodar, ele pode coletar informações pessoais, principalmente as relacionadas a cartão de crédito ou banco.

Cryptojacking

Com a ascensão das criptomoedas o cryptojacking passou a ganhar mais notoriedade, e aqui o usuário basicamente deixa alguém invadir e usar sua máquina. O objetivo desse ataque é utilizar o aparelho de vítimas para minerar criptomoedas. Na maioria das vezes a pessoa nem desconfia, pois a ação é feita em segundo plano e sem levantar alarde.

Ataque hacker de força bruta

Embora esteja saindo dos holofotes, esta modalidade de ataque hacker consiste em invasão de contas a partir de uma tentativa exaustiva de acertar a senha e o login. Hoje existem algumas ferramentas que facilitam esta ação, tornando este tipo de hack possível até para invasores com pouca experiência.

Phishing

Sem dúvidas, um dos mais famosos da nossa lista é o ataque de phishing, que consiste basicamente no roubo de dados de uma vítima sem que ela perceba. Aqui vale tudo, CPF, dados de cartão, contas bancárias, enfim. Os agentes de malícia normalmente usam sites falsos camuflados ou formulários fakes, para adquirir as informações de uma pessoa que cai no golpe.

Com informação: NordVPN.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista