O que é ataque DoS e DDoS? Veja como é fácil entender ambos

Moyses Batista

11 de novembro de 2022

A cada dia que se passa, mais se fala em segurança digital, hoje o Bit Responde vai te mostrar o que é ataque DoS e DDoS. E se você acha que todos os golpes cibernéticos têm como finalidade invadir o seu computador, hoje vai ficar claro que não é apenas isso.

publicidade
O que é ataque DoS e DDoS

O que é ataque DoS e DDoS – Imagem: Reprodução/Freepik

O que são ataques DoS?

Apesar de não terem a finalidade de invadir o que você guarda em suas pastas, estes meios não são menos eficazes ou danosos. O DoS (Denial Of Service), também é conhecido como “ataque de negação de serviço”. Ele trabalha com a finalidade de superlotar um servidor ou computador. Desse modo, usuários que se deparam com um DoS podem ter dificuldade para acessar serviços ou servidores violados.  

O criminoso usa diversos meios para enviar pacotes infectados ao alvo. Uma sucessão de solicitações ou envio de pacotes – seja a um servidor, site ou computador – sobrecarrega o sistema ou a rede. Desse modo, a vítima enfrenta dificuldades em atender a processos simultâneos e pedidos reais. Consequentemente, ocorre a queda ou uma extrema lentidão no serviço. 

Ao contrário da maioria dos ataques que visam invadir um sistema, neste caso é mais comum que estes hackers ataquem servidores web. O seu objetivo é obstruir o acesso às páginas hospedadas nestes servidores. Uma das maneiras de fazer isso, é obstruindo o meio de comunicação entre o sistema e seus utilizadores.

publicidade

Um destaque a se fazer é que este ataque normalmente precisa de apenas um hacker, por outro lado, sua capacidade se limita a apenas derrubar servidores e computadores mais fracos. 

O que são ataques DDoS?

O DDoS (Distributed Denial of Service), praticamente parte da mesma base do DoS, no ele é um pouco mais robusto. Então, neste caso, o hacker invade ou usa um computador mestre, que pode controlar outros – os “zumbis”.

Depois que o criminoso acessa este computador central, ele escraviza uma horda de máquinas. A partir desse momento, ele consegue comandar todas as máquinas para acessarem, em simultâneo, um determinado endereço no servidor da vítima. Os zumbis, obedecem a ordem e começam a acessar um destino no servidor com o fim de sobrecarregá-lo até que ele saia do ar.

Isso é possível e real, pois grande parte dos servidores web tem um limite de usuários que podem ser atendidos simultaneamente. Assim, enviando um grande número de solicitações, o servidor pode responder de forma mais lenta até mesmo reiniciar diversas vezes, não disponibilizando o acesso.

Por fim, fica evidente que ambos ataques são semelhantes, a diferença consiste praticamente na abrangência que o DDoS tem frente ao DoS. Entretanto, em termos de funcionamento, ambos consistem em formas de deixar um servidor lento ou inacessível.

Com informação: Kaspersky.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista