Sistema de moderação mais rigoroso está em testes no YouTube

Um sistema de moderação mais rigoroso está em testes no YouTube e pode ser a salvação para transtornos relatados por criadores de conteúdo da plataforma, que coloca em risco o seu público com ameaças falsas. 

publicidade
YouTube
A plataforma de vídeos vai ampliar a força de sua moderação contra spam (Imagem: YouTube/Divulgação)

O alvo principal são as mensagens de spam nos comentários de canais com maior público.

YouTube moderando de forma pesada os spams

A preocupação dos “youtubers” não é a toa. Em diversos comentários abaixo de vídeos em canais de maior repercussão, é possível perceber usuários maliciosos tentando oferecer produtos falsos, criptomoedas fáceis ou qualquer outro tipo de promessas fraudulentas para a audiência do canal.

publicidade

Tal situação pode atingir a imagem do criador de conteúdo, por permitir a permanência desses comentários.

Obviamente, muitos excluem manualmente, mas em tempos de bots para spam, a máquina pode ser mais rápida que a capacidade humana de monitorar todos os comentários de um conteúdo.

Um grande canal com mais de 15 milhões de inscritos, de propriedade do criador de conteúdo Marques Brownlee, fez um vídeo falando sobre o problema (conteúdo em inglês).

publicidade

Segundo o Marques, o sistema de moderação para os comentários está com problemas sérios; “O spam de comentários do YouTube está fora de controle há meses”, desabafa.

YouTube já possui ferramenta para moderação automática de spam

Ao que parece, não está sendo suficiente para prevenir alguns casos mais agressivos de spam. Seguindo esse raciocínio, a plataforma de vídeos colocou em teste uma ferramenta adicional para os criadores, aumentando o controle de filtros sobre comentários com potencial de serem perigos ou criminosos. 

O próprio Marques Brownlee divulgou os testes, em uma mensagem através de sua conta no Twitter

“Esta ferramenta de moderação de conteúdo para ‘Aumentar a rigidez’ é um novo experimento do YouTube que está em andamento. Esperando que ele possa fazer estrago nos comentários de spam que temos visto tanto ultimamente.”

publicidade
Post original do criador de conteúdo no Twitter (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Post original do criador de conteúdo no Twitter (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O YouTube está cada vez mais preocupado e atento as demandas dos seus criadores de conteúdo. O porta-voz do YouTube, Ivy Choi, deu uma declaração ao The Verge sobre as medidas e o comprometimento da plataforma para mitigar o problema:

“Dada a natureza em evolução e a mudança de táticas de conteúdo de spam, continuaremos a adaptar nossos sistemas para permanecer em dia.”

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar