Google anuncia beta do Android 13; confira todas as novidades

O Google acabou de anunciar nesta quarta-feira (11), a tão aguardada versão beta do Android 13. O anúncio foi feito durante a conferência anual, intitulada Google I/O, e confirmou os visuais do sistema operacional mostrados em abril. De lá para cá, as mudanças se concentraram mais na parte de melhoria de desempenho, privacidade e segurança dos aparelhos, incluindo uma nova API para o Photo Picker

publicidade
beta do Android 13
Android 13 vem recheado de novidades (Imagem: Reprodução / Google)

Novidades no beta do novo Android 13

Como já foi mencionado antes, o Google está mais focado em opções voltadas para segurança, privacidade e melhoria de desempenho e a nova versão do Android estava disponível para desenvolvedores nos dispositivos da linha Pixel, mas agora está chegando para a Asus, Lenovo, Nokia, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE.

Confira abaixo o que será possível experimentar com essa nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis do Google:

publicidade

API de Photo Picker

A nova API vem com o objetivo de proporcionar mais privacidade para os usuários. Isso porque com ela os aplicativos terão acesso apenas a mídias selecionadas, o que significa que não será mais necessário dar permissões de acesso a toda a galeria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adicionalmente, muito menos aplicativos passarão a requisitar a permissão de localização.

Ícones temáticos e personalização

Saindo um pouco da parte de privacidade, o novo Android traz quatro novos estilos temáticos baseados no Material You, a nova linguagem unificada de design usada pelo Google e que também está presente no Android 12.

publicidade

Os novos ícones passarão a reproduzir um tom cor de acordo com o tema do aparelho e o plano de fundo escolhido. Adicionalmente, os botões de controle de mídia deverão assimilar as cores da arte do álbum das músicas tocadas.

O sistema operacional passará a ter suporte a multilinguagem, onde diferentes aplicativos serão mostrados em diferentes idiomas a depender da escolha do usuário. Perfeito para quem fala vários idiomas e prefere ver as redes sociais em inglês, por exemplo, enquanto mantêm os outros aplicativos em português.

O Android 13 vem com suporte nativo a BLE (Bluetooth Low Energy), que garante conexões de áudio bluetooth mais estáveis com um menor consumo de energia.

Permissões de notificação

Um recurso muito aguardado e que está chegando com a nova versão do Android é a permissão para receber notificações. Com ele o usuário poderá decidir, na primeira inicialização de um aplicativo depois de sua instalação, se quer ou não receber notificações.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar