Google dominando a nuvem: chegam os Chromebooks gamer, somando aos portáteis focados nos serviços

Hugo Cruz

13 de outubro de 2022

O Google anunciou oficialmente nesta terça-feira, dia 11 de agosto, a categoria de Chromebooks gamer focados em nuvem. Esse é um dos primeiros planos abertos da empresa a focar no mundo dos videogames após o anúncio do fim do Stadia, seu serviço de jogos em nuvem.

publicidade
Depois dos consoles portáteis agora é a vez dos Chromebooks gamer focados em nuvem

Depois dos consoles portáteis, agora é a vez dos Chromebooks gamer focados em nuvem – Imagem: Onur Binay on Unsplash

O que são os Chromebooks gamer focados em nuvem

Assim como o nome sugere, essa nova categoria se limita a dispositivos rodando o Chrome OS, sistema operacional de desktop da empresa, capazes de rodar os principais serviços de jogos em nuvem do mercado.

Devido a sua finalidade, não adianta esperar que esses Chromebooks tragam uma placa gráfica poderosa, nem um processador top de linha. 

Mesmo assim, eles prometem uma ótima experiência durante a jogatina, com suas telas com alta taxa de atualização e um sistema super otimizado e fluido.

publicidade

Os primeiros do mercado

Os primeiros Chromebooks destinados ao mercado de jogos em nuvem já foram anunciados e estão sendo fabricados pelas empresas Acer, Asus e Lenovo. Além do nome eles trazem recursos interessantes, começando por telas com taxa de atualização partindo dos 120Hz, áudio de alta qualidade e teclados com anti-ghosting e luz RGB.

As empresas também tentaram manter os custos lá embaixo, entre US$ 399 e US$ 799, aproximadamente R$ 2,1 mil e R$ 4,1 mil, em conversão direta.

Na parte da Acer temos o Chromebook 516 GE, com display de 16 polegadas (2560 x 1500) e 120Hz. Memória RAM de 8 GB, 256 GB de armazenamento (SSD) e um processador Intel i5 de décima segunda geração. 

Já a Asus trouxe o Chromebook Vibe CX55 Flip, com uma tela de 15,6 polegadas (1920 x 1080), IPS, com touchscreen e 144Hz. De processadores nós temos os Intel i3/i5/i7 de décima primeira geração e versões de 8 e16 GB de RAM, além de 28 GB, 256 GB, 512 GB de armazenamento (SSD).

O último Chromebook dessa lista é o recente vazamento da Lenovo, o IdeaPad Gaming Chromebook, também com uma tela de 16 polegadas e 120Hz. O dispositivo ainda vem com processadores Intel i3/i5 de décima segunda geração, 8 GB de RAM e opções de 256 GB, 512 GB SSD ou 128 GB eMMC.

A Google ainda não divulgou os requerimentos para a fabricação de um Chromebook gamer, mas garantiu que os três aparelhos listados acima foram testados e entregaram os jogos nos 120 quadros por segundo com latências baixíssimas. Eles devem chegar ao mercado ainda este mês.

O que essa nova categoria de “computadores gamer” tem a oferecer?

Para levar o projeto adiante, a gigante dos anúncios fez uma parceria com empresas como a Nvidia, Microsoft e Amazon para trazer os serviços de jogos em nuvem delas — GeForce Now, Xbox Cloud Gaming e Amazon Luna, respectivamente — para os usuários.

E como bons computadores gamers, os Chromebooks poderão contar com vários acessórios, desenvolvidos especialmente para eles, por uma parceria do Google com a Acer, Corsair, HyperX, Lenovo e outras fabricantes do mercado. Esses acessórios serão certificados como: “Funciona no Chromebook”.

É interessante ver o desenvolvimento desse mercado de jogos como um serviço em nuvem. Esses Chromebooks, e os recentes consoles portáteis anunciados — o G Cloud e o Razer Edge 5G — podem acabar se mostrando opções interessantes para pessoas que querem jogar os jogos mais recentes, mas não têm dinheiro suficiente para montar um computador de última geração.

É importante lembrar que por ter seu foco em jogos em nuvem, para tirar o máximo de proveito desses dispositivos, será necessário ter além da assinatura dos serviços que vai utilizar, uma fantástica conexão de internet.

O que você acha? Será que essa moda pega?

Fonte: TechCrunch

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.