Google investe milhões em plataforma rival do TikTok

O Google anunciou recentemente um investimento na margem de US$ 300 milhões. O montante será aplicado em uma startup indiana chamada ShareChat, o novo rival do TikTok. 

publicidade
Google investe milhões em plataforma rival do TikTok
Google investe milhões em plataforma rival do TikTok. (Imagem: Pixabay)

Com a chegada da gigante nas participações da empresa, seu valor de mercado atual no setor de mídia social terá uma valorização de US$ 5 bilhões. Este já é o segundo investimento significativo feito pela gigante das buscas no ramo de aplicativos de vídeos curtos, exclusivamente na Índia. 

Hoje, o mercado de vídeos compactos é dominado pelo TikTokm que se popularizou com tamanha facilidade nos últimos anos. Na visão de analistas, o investimento feito pelo Google veio em um momento de baixa para as startups indianas.

publicidade

A princípio, elas arrecadaram a quantia recorde de US$ 31 bilhões em 2021, mas agora lutam para captar fundos em meio à instabilidade do mercado econômico global. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Destacando que o investimento do Google também acontece simultaneamente ao salto na popularidade dos concorrentes do TikTok na Índia. Isso porque o aplicativo da ByteDance continua banido do país desde 2020 por desacordo entre o governo indiano e chinês.

“Eles estão engajados em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”, alegaram as autoridades da Índia na época. 

publicidade

Atualmente, o ShareChat conta com mais de 180 milhões de usuários com inscrições mensais ativas. Vale mencionar que a plataforma conta com o apoio de outras redes sociais renomadas, como o Twitter e o Snapchat. 

Uma curiosidade que destaca é o fato de o bilionário da tecnologia, Elon Musk, ter comprado o Twitter recentemente, e que terá uma participação entre 6% e 8% no ShareChat, segundo especialistas. 

Google é alvo de reclamações por anúncios excessivos

Também na Índia, usuários estão reclamando do excesso de anúncios no Google Messages, um aplicativo de mensagens da empresa. A alegação é que diversos anúncios são enviados por dia, mesmo quando o recurso de proteção contra spam é ativado.  

Ao que parece, as propagandas mais insistentes são de empresas de empréstimos pessoais, jogos de azar e até mesmo seguro de vida. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar