Host Mini é para quem precisa de um PC e não tem espaço, conheça a solução Xiaomi do próximo ano

Hugo Cruz

12 de dezembro de 2022

Surpreendendo a todos, a Xiaomi aproveitou seu evento do último fim de semana para apresentar, além da sua nova linha Xiaomi 13 de smartphones e a nova interface gráfica MIUI 14, diversos produtos interessantes que já estão chegando ao mercado. Neste artigo vamos conhecer o Host Mini, um PC muito pequeno da Xiaomi, mas poderoso com seu processador i5 da 12° geração da Intel.

publicidade
Host Mini: conheça o novo Mini PC da Xiaomi

Host Mini: conheça o novo Mini PC da Xiaomi – Imagem: Divulgação / Xiaomi

Host Mini é um mini PC minimalista

Seguindo a fórmula dos novos mini PCs, computadores super compactos, geralmente trazem configurações de hardware interessantes, e o Host Mini é um PC super completo.

Ele vem no design de uma caixa, como uma TV Box ou um Mac Mini da Apple. Ele é quadrado, mas tem os cantos arredondados e vem com uma estrutura feita em alumínio.

Imagem: Divulgação / Xiaomi

A empresa decidiu não ligar muito para a aparência. Embora ele tenha um design relativamente moderno, não traz luzes extras, como RGBs, nem nada que chame muita atenção. É basicamente uma caixa preta com diversas conexões, o que vai agradar bastante os minimalistas ou quem precisa economizar espaço

publicidade

O único detalhe que sobressai é uma marcação com o nome “Xiaomi”, na parte de cima do dispositivo. Mas o minimalismo vai além da aparência, o Host Mini também é super leve, pesando apenas cerca de 440 g.

Especificações de hardware

Embora o design não chame muita atenção, o que pode ser considerado uma coisa boa, internamente a história é outra. O dispositivo que mede apenas 112 mm de largura e comprimento e só 38 mm de altura, mas trazendo um hardware com potência de sobra.

Podemos começar pelo poderosíssimo processador Intel Core i5-1240P, um i5 de décima segunda geração com 12 núcleos e 16 threads que traz a GPU integrada Intel Iris Xe. O processador pode chegar até a frequência de 4.4 Ghz.

Completando o pacote, ele ainda vem com 16 GB de memória RAM DDR4 (expansível até 64 GB) de 3200MHz e 512 GB de armazenamento interno, um SSD NVMe em PCIe 4.0. Todo o sistema é alimentado por uma entrada com potência de 100W.

Imagem: Divulgação / Xiaomi

Na parte das conexões ele também não faz feio. Na parte traseira o Host Mini vem com duas portas HDMI 2.1, uma Ethernet, uma porta USB 3.0 Gen 2 e uma porta USB 2.0, além do conector de energia.

Já na parte da frente podemos encontrar duas portas USB 3.0 Gen 2 e uma conexão para fone de ouvido de 3,5 mm. Para ligar e desligar o aparelho basta pressionar o botão que também fica no painel frontal. O Host Mini ainda conta com WiFi 6 e Bluetooth 5.3 para conexões sem fio.

Sistemas internos e preço estimado

O produto vem de fábrica rodando o Windows 11 Home Chinese Edition, mas permite que o usuário faça a instalação de outros sistemas operacionais (OS), sejam eles baseados em Linux, como o Ubuntu, ou outras versões do Windows.

Ele saiu no mercado chinês pelo preço de CNY3699, algo em torno de R$ 2,8 mil em conversão direta. A empresa ainda não comentou sobre a chegada do Host Mini ao mercado global. Mas com certeza teria muita saída para quem busca computadores robustos para trabalho e não precisam de um “super gabinete colorido”.

Fonte: Gizmochina

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.