Instagram anuncia medida para impedir uso por crianças

O Instagram, propriedade da Meta, recentemente tem se envolvido em polêmicas envolvendo a faixa etária dos seus usuários e como a plataforma tem influenciado de maneira negativa o público mais jovem do seu serviço. Entretanto, a partir de agora os usuários da plataforma serão obrigados a informar sua data de nascimento.

publicidade
Instagram implementa mudanças em seu algorítimo (Imagem: Erik Lucatero on Unsplash)

Essas exigências estão voltadas para pessoas que possuem contas antigas no serviço, em uma época onde esses dados ainda não eram solicitados durante a criação do perfil. O objetivo da medida é restringir o acesso a crianças com menos de 13 anos.

Qual é o objetivo do Instagram?

Além de restringir o acesso de crianças, a plataforma comenta que seus algoritmos poderão trabalhar melhor ao saber a idade dos usuários – principalmente nas áreas de anúncios e sugestão de conteúdo. Mas não para por aí: existem opções de segurança exclusivas para adolescentes.

publicidade

A empresa deixou claro que não haverá como escapar dessa verificação, já que uma pop-up aparecerá assim que o aplicativo for aberto. Os usuários só terão acesso ao conteúdo da plataforma após preencher os dados. Algo já relatado por usuários do Twitter:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

É importante mencionar aqui que a plataforma disse não ter nenhuma intenção de exibir os dados e que a medida vem apenas como uma forma de segurança. É claro que opções de personalização do perfil agora devem ter algum tipo de integração com a idade.

Requisito de informar data de nascimento existe desde 2019

Embora algumas pessoas tenham sido pegas de surpresa, a plataforma já vem requisitando, opcionalmente, a verificação de idade desde 2019 – mas só em 2021 o preenchimento desses dados passou a ser obrigatório na criação das contas, numa tentativa de barrar a entrada de crianças.

publicidade

Mesmo assim, vários usuários seguiram suas vidas tranquilamente no Instagram, principalmente os que já possuíam contas sem a informação. Mas, agora, não só vai ser obrigatório informar a data de nascimento, como um sistema de Inteligência Artificial presente no Facebook e no Instagram poderá detectar a identidade dos usuários com base na sua atividade.

Segundo a empresa, é possível saber quem mentiu sobre suas informações ao analisar o uso da rede levando em conta até as felicitações de aniversário. Além disso, o IA consegue ler os padrões de escrita e interações em páginas e conteúdos, onde é possível diferenciar um adulto de uma criança.

A questão agora é se tudo isso vai realmente impedir que as crianças acessem conteúdo voltado para audiências mais maduras na plataforma.

E aí? Já atualizou seus dados?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar