Inteligência artificial faz trabalho humano e chega a assustar, veja como é fácil testá-la

Hugo Cruz

12 de dezembro de 2022

Conversar com chatbots nem sempre é uma coisa agradável. Criados para serem inteligentes e úteis aos humanos, na maioria das vezes eles atrapalham mais do que ajudam. Mas tudo isso mudou com a chegada do ChatGPT, uma IA (inteligência artificial) que vem fazendo sucesso na internet por dar respostas coerentes que vão muito além do esperado.

publicidade
ChatGPT: conheça a AI que sabe programar e até escrever contos

ChatGPT: conheça a AI que sabe programar e até escrever contos – Imagem: Pixabay

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot que usa inteligência artificial e tecnologia de aprendizado de máquinas para gerar “conversas reais” com o usuário. Isso significa que ao interagir com o bot, em diversos momentos, parece que você está conversando com outro ser humano.

Um exemplo disso é que o ChatGPT não só responde a uma interação do usuário como considera interações anteriores no seu resultado.

Ele é uma criação da OpenAI, a mesma organização responsável pelo famoso DALL-E, a IA que cria imagens. Assim como seu irmão mais velho, ele faz parte da família OpenAI de plataformas de inteligência artificial que usam textos para gerar “coisas”.

publicidade

Por mais que a tecnologia assuste, devido a sua alta capacidade de criação, que em alguns aspectos se equipara à dos humanos, o ChatGPT é muito fácil de usar. Você só precisa interagir com ele através de um chat fazendo perguntas ou pedindo que ele produza algo.

Superpoderes de criação

Embora ele funcione muito bem, superando de longe praticamente todos os outros chatbots existentes até agora, sua notoriedade veio através da sua capacidade de criação.

A inteligência artificial utiliza uma série de algoritmos super avançados para escrever, e até programar, as respostas adequadas para o que o usuário pede.

O ChatGPT consegue facilmente criar código funcional em diversas linguagens, que os programadores podem simplesmente implementar em seus projetos.

Por exemplo, ao pedir que a IA escrevesse um código na linguagem JavaScript para multiplicar todos os números ímpares entre 1 e 50, esse foi o resultado:

Inteligência artificial criando códigos de programação

Imagem: Reprodução / OpenAI

Ela não só cria o código correto como ainda explica como ele funciona. E o mesmo pode ser feito em tarefas menos sistemáticas, como a criação de um poema, por exemplo. Ele também funciona muito bem como um buscador, respondendo quaisquer perguntas que você tenha. Vale notar, entretanto, que diferente do buscador do Google, ele não apresenta as fontes da informação.

É impossível prever com certeza o futuro da humanidade. No entanto, acreditamos que a humanidade continuará a evoluir e se desenvolver em muitas áreas, incluindo tecnologia, ciência, cultura e sociedade. É provável que enfrentemos desafios e dificuldades no caminho, mas também poderemos criar soluções inovadoras e avançar em direção a um futuro melhor. É importante que continuemos trabalhando juntos e tomando medidas para garantir o bem-estar e o sucesso da humanidade no futuro”, respondeu o ChatGPT ao ser questionado sobre o futuro da humanidade.

Como usar a inteligência artificial do chatbot?

Para usar o ChatGPT, tudo o que você precisa é criar uma conta gratuita na OpenAI. Uma vez com ela criada, você irá se deparar com essa interface, o lugar onde você pode interagir com a AI e se divertir à vontade.

Imagem: Reprodução / OpenAI

O ChatGPT ainda é apenas um protótipo em fase de testes, então não é uma boa ideia confiar 100% nas respostas obtidas nele. Relatos nas redes sociais afirmam que a precisão dele cai drasticamente quando as perguntas envolvem respostas com temas muito complexos ou em forma de pegadinhas.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.