Itaú fora do ar: Procon notifica banco após falha em sistema

Hugo Cruz

5 de março de 2022

O Itaú foi notificado pelo Procon após um grande bug atingi a plataforma do banco. Os problemas relatados pelos clientes foram desde a não conseguir acessar a plataforma, até transações misteriosas sem o consentimento dos donos das contas, apresentando erros em saldos e extratos.

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Segundo o que foi informado pelos cliente, até pagamentos feitos no dia anterior não estavam sendo debitados – mesmo constando como pagos. Os problemas foram encontrados no aplicativo e no site do banco.

Algumas pessoas levaram os acontecimentos na esportiva e até publicaram memes a respeito, mas outras pessoas ficaram bastante preocupadas.

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Itaú fora do ar: Procon dá prazo

Os Procons do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná já se manifestaram sobre o assunto e, em nota, o Procon de São Paulo, exige que o banco explique:

  • Quando constatou o problema e qual a previsão de regularização;
  • Quais providências e protocolos de segurança foram implementados;
  • Se o banco de dados do banco foi afetado;
  • Que tipo de informações podem ter sido comprometidas.

Vale ressaltar que, no mesmo dia que os problemas aconteceram, o Itaú havia informado que os sistemas já estavam de volta e seria possível fazer transferências via TED até às 18h15, via pix até a meia-noite e boletos poderiam ser pagos até as 20h30.

Mas até o dia seguinte, clientes espalhados por todo o Brasil continuaram a reportar erros, como saques indevidos e compras não reconhecidas, além de falhas no aplicativo.

Além disso, o Procon quer saber como os consumidores poderão contestar saques, o que acontecerá com os “pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos” devido a indisponibilidade do app.

Também espera-se informações detalhadas de quais serviços foram atingidos e da quantidade clientes afetados.

…que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento”, pergunta o Procon ao Itaú em pronunciamento feito pelo órgão.

O banco terá até o dia 7 de março (segunda-feira) para dar respostas aos questionamentos do Procon, explicando também “se adota medidas de segurança, técnica e administrativas” com a finalidade de proteger os dados pessoais dos clientes.

Os consumidores não podem ser prejudicados por uma falha que não é de sua responsabilidade, deste modo, transações (saques, transferências, pix, pagamentos etc) não realizadas pelos correntistas deverão ser consideradas sem efeito”, completa o Procon-SP.

No mais, o Procon determina que os clientes não pagarão multas , juros e outros encargos resultantes do impedimento de realizar alguma transação enquanto os serviços estavam com problemas e que os valores que foram depositados por engano não devem ser gastos – e sim devolvidos ao banco.

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Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.