Kindle antigo não suportará compras de novos e-books; veja alternativas

O Kindle, dispositivo semelhante a um tablet/iPad, foi criado com o propósito exclusivo de facilitar leituras digitais, os famosos e-books. Hoje, o dispositivo já chegou à 11ª geração, com atualizações e funcionalidades cada vez mais aprimoradas, dando um “up” na experiência do leitor. 

publicidade
Kindle antigo não suportará compras de novos e-books
Kindle antigo não suportará compras de novos e-books. (Imagem: Pixabay)

No entanto, os usuários de modelos antigos do Kindle já podem se preparar para uma má notícia. Segundo informações recentes, os dispositivos das primeiras gerações ficarão impedidos de acessar a loja de e-books da Amazon para realizar novas compras. Essas pessoas, inclusive, já começaram a ser notificadas pela Amazon via e-mail. 

De acordo com o comunicado, o acesso será interrompido a partir do mês de agosto. Conforme apurado pelo Bit Magazine, a notícia se refere aos modelos do Kindle da 5ª geração para trás. Do prazo mencionado em diante, eles não conseguirão mais navegar, emprestar ou comprar livros diretamente. 

publicidade

Quais são as alternativas dos usuários do Kindle?

Diante das restrições que estão por vir, o que o usuário de um Kindle antigo ainda pode fazer é comprar novos títulos no site da Amazon e enviá-los ao dispositivo. Cabe destacar que os e-books já adquiridos e que compõem a biblioteca permanecem acessíveis no e-reader. Ainda não está claro se a medida visa estimular a compra de modelos mais novos, embora esta seja uma possibilidade real. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Por outro lado, também existe a chance de o aparelho enfrentar problemas e limitações técnicas, dificultando o uso e causando transtornos aos leitores. Neste sentido, uma teoria divulgada pelo GoodEreader menciona um problema relacionado à falta de suporte para TLS moderno nos Kindles mais antigos. 

Enquanto isso, como uma provável tentativa de vedar a publicidade negativa em torno dessa mudança, a Amazon começou a enviar códigos promocionais de 30% de desconto para a compra de um modelo mais recente do Kindle. Por ora, a promoção é válida somente nos Estados Unidos da América (EUA). Ainda não há informações a respeito de valores praticados no Brasil. 

publicidade

Problemas do Kindle nos EUA

O impedimento de acesso à loja da Amazon a partir de agosto é o primeiro grande problema que usuários mais antigos do Kindle enfrentam no Brasil. Nos EUA, porém, ainda em dezembro do ano passado, donos dos primeiros modelos de aparelhos, que não possuíam conectividade WiFi, perderem acesso à internet devido ao desligamento do 3G nos Estados Unidos.

Entre os aparelhos afetados estavam os modelos básicos da primeira e segunda geração, além do Kindle DX da segunda geração.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar