Las Vegas pode ser evacuada após tragédia ambiental de grandes proporções

Uma tragédia atingiu o norte do Novo México neste final de semana. Trata-se de um incêndio florestal provocado pela seca da região, responsável por disseminar 100 mil acres ou 157 milhas quadradas. 

publicidade
Las Vegas pode ser evacuada após tragédia de grandes proporções
Las Vegas pode ser evacuada após tragédia de grandes proporções. (Imagem: Pxhere)

De acordo com um boletim oficial dos bombeiros, a previsão é que estes números aumentem ainda mais nos próximos dias. O incêndio foi fomentado pelos ventos intensos da primavera em florestas montanhosas secas. 

O incêndio Calf Canyon é, sem dúvidas, a maior tragédia provocada pelas chamas nos Estados Unidos da América (EUA). A queimada ocorreu a cerca de 48 quilômetros a leste de Santa Fé, cidade do Novo México, destruindo centenas de propriedades. 

publicidade

Em meio a esta tragédia, milhares de cidadãos locais precisaram ser evacuados enquanto o fogo se aproximava cada vez mais da famosa cidade de Las Vegas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segundo um briefing feito pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Carl Schwope, os 100 mil acres atingidos podem facilmente dobrar de tamanho caso a situação não seja controlada rapidamente. 

Proporções da tragédia causada pelo incêndio

O incêndio que teve início nas florestas do Novo México ampliou 50% dentro de 24 horas, formando uma gigantesca coluna de chamas que desabou na última sexta-feira, 29, chovendo brasas e iniciando novas queimadas.

publicidade

A proporção é tamanha que pode chegar até os moradores de Las Vegas, que acordaram no sábado, 30 de abril, com pedaços de madeira carbonizados por toda a cidade. 

Neste sentido, o gerente do condado de San Miguel, Joy Ansley, informou que as autoridades locais já começaram a se preparar, inclusive, para evacuar a cidade de Las Vegas, se necessário.

De acordo com os bombeiros, será um ano difícil em termos de incêndio caso os dados do Departamento de Agricultura dos EUA que indicam 80% da área seca severa, se concretizarem. 

Ao todo, mais de 2.800 bombeiros mobilizados nos EUA estavam no incêndio em Calf Canyon atuando na demolição de aceiros para defender Las Vegas desta tragédia e combater incêndios pontuais que se direcionam rumo às aldeias do Vale de Mora.

publicidade

Até o momento, os incêndios florestais nos EUA já devastaram mais que o dobro da área do que o mesmo período de 2021 e, aproximadamente, 70% a mais do que a média observada em 10 anos, segundo dados do National Interagency Fire Center.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar