Mamute X Pássaro Azul: Mastodon cresce junto com as incertezas em relação ao Twitter; confira

Moyses Batista

10 de novembro de 2022

Nas últimas semanas todos estão de olho no Twitter, e a possível liberdade que Elon Musk trará para a rede social. No entanto, na sombra do pássaro, um mamute começou a ganhar tamanho na web. Sim, estamos falando da crescente do Mastodon.

publicidade
Mastodon cresce frente às incertezas do Twitter

Mastodon cresce frente às incertezas do Twitter – Imagem: Reproudução/Mastodon

Mamute pequenino queria voar: será que o Mastodon ganha mais espaço?

Falamos há alguns dias sobre o ganho de usuários que o Mastodon teve após as incertezas na história de Musk e o Twitter. Na ocasião, um dos feitos que mais chamou atenção foi a quantidade recorde de downloads.

O Mastodon é basicamente uma rede social que trabalha com a estrutura de microblog descentralizada. Além disso, ele é de código aberto e totalmente gratuito. Entretanto, o que chamou atenção agora, foi a marca de mais de um milhão de usuários ativos no mês.

Esta foi a primeira vez que isso aconteceu em sua história, e o anúncio veio através do criador do Mastodon, Eugen Rochko. Mas a notícia mais chocante é que ele observou e quase 500 mil usuários novos, chegaram a partir de 27 de outubro de 2022.

publicidade

Sabe o que aconteceu neste dia? Foi quando Elon Musk comprou o Twitter. Assim, fica evidente que boa parte desses usuários estão fazendo o movimento de migração. Ou pelo menos experimentando a plataforma, e ver se é uma opção viável, caso Musk deixe as coisas no Twitter complicadas.

A princípio tem três vetores que podem ter influenciado a decisão dos usuários, a primeira dela é a aquisição do Twitter por Musk. O outro momento foi a partir dos anúncios do CEO da Tesla, principalmente em termos da venda do selo de verificado. Além disso, a recente demissão em massa causou um impacto nesse movimento.

Momento do Mastodonte

Mesmo que as pessoas estejam vendo o Mastodon como opção para o Twitter, eles têm algumas diferenças. A começar pela (des)centralização do Twitter, pois a rede social, mais do que nunca, se centralizou com a compra de Musk.

Por outro lado, O Mastodon, que trabalha com um sistema de instâncias, permite que cada usuário dite como as coisas funcionam em “sua rede social”. Isso tange a moderação de conteúdo, ou configurações relacionadas às opções de privacidade.

Por conta da abordagem descentralizada do Mastodon, ele não é de uma pessoa apenas, assim como não pode ser negociada ou bloqueada pelo governo. Como a plataforma não tem fins lucrativos, você não terá problemas com anúncios. Mas os usuários precisam se atentar com o que elas falam na DM, pois as mensagens não são criptografadas.

Mais de 1000 servidores novos foram adicionados ao Mastodon desde 27 de outubro. Contudo, tamanho crescimento pegou a rede de surpresa, que enfrentou instabilidade, levando a uma tensão operacional na rede. Entre os problemas denunciados estão a dificuldade de criar conta, falta de servidor, e a verificação de e-mail.

Com informações: BleepingComputer

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista