Meu celular está descarregando muito rápido: saiba o que fazer

Leandro Kovacs

7 de março de 2023

Nada mais chato que ao chegar no meio do seu dia, pegar o seu smartphone e perceber que a bateria já está próxima do fim, não é mesmo? Saiba que os motivos são os mais diversos que podem levar ao alto consumo da célula de energia do seu smartphone, a bateria. Neste artigo, vamos tentar entender os motivos e dar algumas dicas se o seu celular está descarregando muito rápido.

publicidade
celular descarregando muito rápido

Meu celular está descarregando muito rápido: saiba o que fazer – Imagem: Reprodução/Freepik

Qual a importância da bateria do celular?

Se o processador do celular e smartphone podem ser comparados com o cérebro do equipamento, com certeza a bateria é o coração. Ela é responsável por alimentar com energia todo o aparelho, permitindo assim que ele execute as suas mais diversas funções e operações simultâneas. Precisando dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo, em alguns casos, a bateria pode acabar muito rápido.

Celular descarregando muito rápido, por qual motivo?

Vida útil da bateria

É preciso dar atenção a isso, apesar de ser um caso mais restrito de acontecimento. Com o passar do tempo e o uso constante do celular, a bateria passa naturalmente a descarregar mais rápido. Todo o equipamento que passa por excesso de estresse tem sua capacidade reduzida. Portanto, quanto mais antigo for o seu aparelho, menos irá durar a bateria dele.

Sinal fraco da operadora

É verdade mesmo, observe sempre que estiver em um local onde o sinal de sua operadora de celular não é muito forte, o quanto a sua bateria tende a cair de forma mais rápida. Isso acontece, sim, pois o aparelho está se esforçando mais para encontrar melhores referências de sinal para a melhor experiência do usuário.

publicidade
Brasil já se prepara para o futuro e inaugura centro de pesquisa 6G - Imagem: Franck on Unsplash

Imagem: Franck on Unsplash

Temperatura excessiva

Problema bem específico aqui do Brasil e outras regiões mais quentes. A bateria é feita para trabalhar com uma temperatura ambiente máxima para oferecer uma maior eficiência. Quando essa barreira é ultrapassada, o estresse no equipamento aumenta, em consequência, o consumo de bateria sobe também.

Excesso de aplicativos abertos

O celular e, especificamente, o smartphone são aparelhos avançados como um pequeno computador. Eles são multitarefas e desempenham diversos processos consumindo tanto memória RAM quanto bateria. Se o usuário estiver com diversos aplicativos abertos, simultaneamente, e sem necessidade, sua bateria do celular irá acabar consideravelmente mais rápido do que outros que estejam melhor configurados.

Manter sempre na tomada

É um mau hábito que ao longo do tempo cobra o seu preço. O indicado é sempre carregar seu smartphone quando a bateria acabar, ou pelo menos abaixo dos 25%. Muitas vezes, por medo de ficarmos em algum momento sem bateria, caímos nessa pegadinha.

O problema é repetir isso diversas vezes, tornando a bateria “viciada”, como chamam popularmente. Quando ela não precisa resistir com sua carga, pois está sempre na tomada, tende a desperdiçar muito mais energia. Com isso, nos momentos sem tomada, a bateria do celular vai descarregar mais rápido.

O que devo fazer para meu celular não descarregar muito rápido (boas práticas)

1. Desligar o que está fora de uso no momento

Simples e fácil, se você não está em uma posição onde precise do GPS ativo para sua localização, desligue-o. Da mesma forma, se não estiver enviando ou recebendo mensagens pela internet na rua, desligue seus dados móveis para evitar o processo de busca. Por último, só deixe o Bluetooth habilitado se a sua bateria estiver em boas condições ou conectada a outro aparelho por este meio.

2. Desligar a verificação de localização

Essa configuração é bem descrita no vídeo acima, mesmo que já tenha desabilitado tanto o Bluetooth ou seu Wi-Fi, caso não faça essa configuração, o sistema continuará com um processo aberto para verificar sua posição.

3. Use antivírus e aplicativos de limpeza somente quando necessário

Os antivírus e aplicativos de limpeza são úteis, mas apenas se usados no momento certo. Mantenha o antivírus instalado no seu smartphone apenas se for muito necessário, tarefas profissionais etc. Eles consomem muita bateria, pois trabalham sempre em segundo plano, fazendo verificações, ampliando e muito o consumo da sua célula de energia.

4. Reduza o brilho de sua tela

Parece bobagem, mas não é. Quem você acha que alimenta toda aquela luminosidade de sua tela para “enxergar” melhor o conteúdo? A bateria, é claro. Por esse motivo, use sempre o mínimo de brilho de sua tela (o mínimo para conseguir ver e entender). Essas simples ações já não deixarão o celular descarregando muito rápido.

Com informação: ESET.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.