Missão Artemis I é concluída com sucesso, mas o trabalho só está começando para a NASA

Mariana Souza

12 de dezembro de 2022

Na tarde do último domingo, a cápsula Orion da missão Artemis I da NASA pousou com segurança no oceano Pacífico. Finalmente a primeira parte do projeto foi um sucesso e a agência poderá continuar as próximas etapas.

publicidade
A cápsula Orion retorna à Terra e NASA comemora! (Imagem: NASA)

A cápsula Orion retorna à Terra e NASA comemora! (Imagem: NASA)

NASA conclui a primeira etapa do projeto Artemis

Sucesso! A nave Orion da NASA, feita especialmente para a primeira etapa da missão Artemis, pousou com segurança ontem no largo da Baja Califórnia, no Oceano Pacífico, por volta das 14h40 do horário de Brasília.

Ao retornar à Terra, a cápsula atingiu a velocidade de cerca de 24.500 mph e o seu escudo térmico conseguiu sustentar a pressão e as temperaturas escaldantes de 2760 graus celsius.

Missão e resultados

Foram mais de 2 milhões de quilômetros andados pela Orion durante os 25 dias e meio de expedição até a Lua. Incluindo diversos feitos fantásticos para a ciência, como o registro de imagens lindíssimas. Os dados coletados servirão de base para compreender os ajustes necessários para enfim enviarmos tribulantes ao espaço nesse modelo.

publicidade

Ao retornar, a nave fez uma manobra de salto de entrada, em que mergulha na atmosfera da Terra. Porém, antes de realmente chegar, a nave mantém a altura e ajusta o curso por lá até retomar a descida com tudo.

Esse movimento que ajudou a cápsula a estacionar no local designado e foi a primeira vez que uma nave projetada para transportar pessoas fez este tipo de movimentação.

Cerca de 24 mil pés do solo (no caso, das águas do Oceano Pacífico), a nave começou a abrir seus pára-quedas, ajudando na desaceleração na descida.

Missão Artemis I voltou para casa, mas o trabalho continua

Agora que a Orion está na Terra novamente, a NASA começará um trabalho árduo de entendimento de dados e filtragem de informações.

Além disso, com estas fontes serão montados novos quadros e estudos para que a tripulação possa ir em segurança à Lua. A primeira missão tripulada está prevista para 2024 e enviará um grupo de astronautas ao redor da Lua.

Depois, o objetivo será enviar pessoas para a superfície lunar, na etapa Artemis III, porém, isso pode não ocorrer antes de 2026.

O administrador da NASA, Bill Nelson, disse em comunicado:

“Desde o lançamento do foguete mais poderoso do mundo até a jornada excepcional ao redor da Lua e de volta à Terra, este teste de voo é um grande passo à frente na geração Artemis de exploração lunar”

E ainda completou:

“Hoje é uma grande vitória para a NASA, os Estados Unidos, nossos parceiros internacionais e toda a humanidade.”

Finalmente, após vários imprevistos e atrasos, a primeira etapa da missão Artemis I foi concluída com sucesso. Agora, a agência espacial irá colher os frutos do trabalho árduo e continuar os preparativos para o objetivo maior, retornar à Lua.

Com informações: NASA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza