MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas

O MSN Messenger foi uma lendária plataforma de mensagens durante os anos 2000. Suas funcionalidades ainda são lembradas com nostalgia pelos usuários do WhatsApp que adorariam a inclusão de alguns dos antigos recursos na nova plataforma. 

publicidade
MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas

 

O MSN foi criado em 1999, no formato de um programa para computador. Feito o cadastro e login, os usuários podiam “ficar invisíveis” para os amigos virtuais. Basicamente, eles fingiam estar offline para evitar o contato em horas indesejadas. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

publicidade

Na página principal, era possível inserir a foto desejada, mudar a cor do menu e das conversas, inserir frases de efeito e até mesmo, compartilhar em tempo real a música que se ouvia pelo Windows Media Player.

Eram estratégias comumente usadas, por vezes, para chamar a atenção do crush, por exemplo. 

No chat, o usuário do MSN podia contar com o botão de “chamar a atenção”. Sempre que acionado em determinada conversa, a tela do usuário receptor vibrava, impedindo momentaneamente, qualquer atividade no computador até que o efeito passasse. 

Os recursos do MSN iam muito além, mas mesmo assim, o programa foi desativado pela Microsoft em 2012. O fim da era do MSN foi marcado pela chegada do Facebook que se popularizou rapidamente. 

publicidade

WhatsApp

MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas
MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas. (Imagem: Pixabay)

Hoje, os internautas podem contar com o WhatsApp, novo aplicativo de mensagens à disposição para todas as horas. Lançado em 2009, o aplicativo de mensagens passa por atualizações eventuais. Enquanto isso, os usuários podem contar com uma série de funcionalidades. 

A principal e mais básica é a troca de mensagens de texto, que pode ser incrementada pelo uso de emojis.

Mensagens de áudio também foram implementadas, permitindo que sejam pausados, ouvidos fora do aplicativo e que a velocidade seja avançada. 

publicidade

Gifs e figurinhas também podem ser enviadas durante a conversa, assim como arquivos de fotos e vídeos. Ligações de áudio e vídeo chamadas individuais e em grupo também podem ser feitas pelo WhatsApp. 

Funções do MSN que fazem falta no WhatsApp

MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas
MSN vs WhatsApp: Conheça as principais diferenças entre as plataformas. (Imagem: Wikimedia Commons)

Usar fontes diferentes no MSN

No MSN, os usuários podiam personalizar as fontes, optando por uma semelhante à máquina de escrever ou manuscritas. Além disso, também era possível sublinhar, riscar, colocar o texto em negrito, definir a cor e o tamanho da fonte. 

Botão de chamar a atenção 

Conforme mencionado acima, o botão de chamar a atenção é uma das funcionalidades mais desejadas do MSN para ser incluída no WhatsApp.

O botão “chamar a atenção” podia ser acionado várias vezes seguidas, emitindo um alerta na tela de quem o recebia, com tremores e som alto.

O botão tinha o objetivo de fazer com que a outra pessoa desse uma atenção maior àquela conversa, respondendo-a com rapidez. 

Winks

Os winks eram figurinhas enormes, cujo tamanho ocupava toda a tela do computador. Elas podiam ser enviadas sem aviso, com o intuito de entreter os usuários com os mais variados temas, desde um beijo, risadas, dança, puns e até mesmo uma mão que simulava batida na porta.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar