Multar adianta? Apple TV adota USB-C, mas você ficará SURPRESO com decisão da empresa, confira

Hugo Cruz

20 de outubro de 2022

Na última terça-feira, dia 18 de outubro, a Apple lançou de surpresa a nova geração da Apple TV 4K com o processador A15 Bionic e suporte HDR10+, mas a maior novidade foi o controle remoto do dispositivo, com uma porta USB-C ao invés da Lightning, mas com uma pegadinha, o cabo não vem incluso na maioria dos países, apenas no Brasil a Apple incluiu o acessório.

publicidade
Nova Apple TV tem controle com USB-C, mas cabo só vem incluso no Brasil - Imagem: Divulgação / Apple

Nova Apple TV tem controle com USB-C, mas cabo só vem incluso no Brasil – Imagem: Divulgação / Apple

Nova Apple TV 4K

O aparelho foi lançado junto da nova linha de iPads Pro, que estão chegando com o poderoso chip M2 da empresa. Agora, funcionando mais como um console do que um aparelho para ver televisão, a Apple TV está trazendo um hardware bem avançado. Começando com seu processador, o chip A15 Bionic, que veio pareado com 4 GB de memória RAM e ainda 128 GB de armazenamento interno.

Ele também conta com conexão à internet tanto via cabo quanto sem fio e possui suporte a tecnologia HDR10+, presente em televisores de grandes marcas, como a Samsung, e ainda traz Dolby Vision e Dolby Atmos — em sistemas de som compatíveis.

No anúncio oficial do produto, a empresa ressaltou o quanto esses recursos vão melhorar a experiência dos usuários em diversas atividades, mas principalmente na hora de reproduzir games com gráficos intensivos.

publicidade

Segundo a empresa, essa melhoria se dá principalmente porque a CPU e GPU que vem no aparelho são bem mais poderosos do que os usados na última versão do Apple TV, garantindo ganhos de aproximadamente 50% e 30%, respectivamente.

Mas essa é só uma das novidades no aparelho, o que mais chocou o público não tem nada a ver com desempenho e sim com um acessório que vem com o produto, ou pelo menos deveria vir.

Controle agora vem com USB-C, mas o cabo carregador não está incluso

O Controle Siri é um dos destaques do dispositivo, vindo com sistema de navegação com toque e comandos de voz para a assistente virtual, mas a maior novidade veio na parte do carregamento do controle. Para o Siri Remote, a Apple decidiu trazer a porta USB-C, deixando de lado a sua porta proprietária, o Lightning.

Esse é o padrão de carregador que a empresa terá que adotar nos próximos anos, visto que reguladores do mundo todo estão pensando em padronizar a porta para a maioria dos aparelhos eletrônicos, incluindo smartphones e notebooks.

A porta USB-C também é uma boa jogada para os consumidores, já que no geral eles são mais baratos e mais fáceis de serem encontrados do que o Lightning da empresa

Mas como sempre, enquanto a Apple dá com uma mão, ela tira com outra. Como foi noticiado pelo 9to5Mac, um portal de notícias sobre os produtos da empresa, usuários do mundo inteiro vão ter que se se preparar para comprar um cabo para carregar seus controles remotos, visto que a Apple retirou o acessório da caixa, assim como fez com os iPhones.

Salvos desse contratempo estamos nós, os brasileiros, que ainda receberemos o cabo USB-C na caixa, como mostra a página de venda do produto.

Página da Apple TV 4K na loja online da Apple no Brasil – Imagem: Reprodução / Apple

Provavelmente, esse tratamento VIP que a empresa está dando para o público brasileiro deve ser resultado dos últimos embates em que a maçã esteve com a justiça do Brasil, justamente pela venda dos seus produtos sem o carregador incluso.

A Apple vem recebendo uma série de punições devido ao seu modelo de negócio, com a mais recente sendo uma multa de R$ 100 milhões. No mês passado ela também foi proibida de vender aparelhos sem os acessórios.

Fonte: Apple, 9to5Mac

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.