NASA consegue um sucesso envolvendo nosso satélite natural e CAPSTONE chega à Lua

Mariana Souza

14 de novembro de 2022

A jornada de uma pequena sonda que viajou da Terra até a lua chegou ao fim. A CAPSTONE entrou na órbita do nosso satélite natural na noite do último domingo, 13, tornando-se o primeiro cubesat a visitar a lua.

publicidade
CAPSTONE obtém sucesso (Imagem: Divulgação/NASA)

CAPSTONE obtém sucesso (Imagem: Divulgação/NASA)

CAPSTONE chega ao seu destino com sucesso

Mais um sucesso da NASA, que ainda está no cronograma para levar a missão Artemis I, a primeira de muitas etapas para o retorno do homem à Lua nesta semana. A movimentação bem sucedida colocou a sonda CAPSTONE na órbita do nosso satélite natural.

CAPSTONE significa  “Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment”, algo como “Experimento de Operações e Navegação da Tecnologia do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar”, em português.

O equipamento obteve sucesso se colocando em órbita quase que retilínea com a lua, fomentando o caminho para o que será a estação Getaway da NASA (uma estação espacial norte-americana próxima à lua).

publicidade

A sonda enviada vai ajudar no envio das peças para a Getaway, parte crucial do Projeto Artemis. A CAPSTONE ajudará a desvendar sobre a estabilidade da órbita da lua, pois nenhuma espaçonave se deslocou por lá antes – e muito menos uma estação espacial.

Além disso, testes de comunicação e navegação serão realizados pela sonda junto do Lunar Reconnaissance Orbiter (também da NASA), que está circundando a lua desde 2009.

Na preparação para o Projeto Artemis

Em breve comunicado colocado na noite do último domingo, representantes da empresa do Colorado Advanced Space, proprietária da CAPSTONE quee opera o cubesat para a NASA, colocaram:

“Duas manobras de correção menores ocorrerão esta semana para garantir que a espaçonave seja confirmada na complexa órbita lunar”

Assim como o lançamento do Artemis I, a CAPSTONE teve alguns problemas antes de ir, de fato, para o espaço com sucesso.

Lançada pela primeira vez em 28 de junho, o contato com a sonda foi perdido em 4 de julho, logo após a separação com o ônibus espacial chamado Photon de Rocket Lab.

Porém, logo que o problema foi detectado, os engenheiros já conseguiram colocar a sonda de volta aos trilhos no dia seguinte.

Depois disso, seguiram-se dois meses de ajustes por conta de alguns problemas com a propulsão do CAPSTONE que, após consertado, conseguiu propulsar a sonda para a órbita lunar, que era o objetivo.

Nesta semana, no dia 16 de novembro (quarta-feira), a NASA planeja enviar, finalmente, a missão Artemis I depois de diversas tentativas ao longo deste semestre. Caso ocorra com sucesso, a CAPSTONE terá ainda mais trabalho a ser feito.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza