O espaço como você nunca viu; NASA revela imagens fantásticas feitas pelo telescópio James Webb

A NASA (Agência Nacional do Espaço e da Aeronáutica – EUA) começou a divulgação do que são consideradas as primeiras imagens coloridas e oficiais a serem tiradas pelo Telescópio James Webb (JWST). O evento foi tão importante que até a Casa Branca (residência oficial do presidente do país) esteve envolvida.

publicidade
 imagens do James Webb
Primeiras imagens coloridas do JWST são reveladas (Imagem: Reprodução / NASA)

Essas são as primeiras fotos do James Webb a serem tiradas na posição correta sinalizando o início das operações do observatório espacial mais poderoso de todos.

Com toda a tecnologia investida, a expectativa é a ajuda aos cientistas na sua busca pelo entendimento do universo, revolucionando o campo.

publicidade

O telescópio possui o maior espelho já usado em uma ferramenta dessas para observar o espaço. As imagens do JWST vão proporcionar novas perspectivas para o estudo astronômico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Primeiras imagens do James Webb em cores são reveladas

Após meses do seu lançamento e vários testes que deixaram os estudiosos de boca aberta, o Telescópio JWST finalmente está pronto para ser os olhos do homem no espaço profundo.

As imagens são só o início, um gostinho do que está por vir. Conforme o telescópio se afaste da Terra mais e mais imagens inéditas ficarão disponíveis e o ser humano realmente conseguirá observar o universo com novos olhos.

publicidade

Mesmo assim, essas primeiras imagens sempre têm um peso histórico enorme, tanto que a apresentação delas foi coordenada na Casa Branca, com o próprio presidente, Joe Biden. As explicações ficaram por conta de Bill Nelson, o administrador da NASA.

O evento aconteceu ontem, na segunda-feira (11), às 18:30 no horário de Brasília, mas hoje, dia 12 de julho, a NASA deve continuar suas apresentações, começando com uma série de instruções às 10:45 da manhã.

O resto das imagens só devem ser apresentadas a partir das 11:30, em uma transmissão ao vivo. Após a transmissão, às 13:30, a Agência deve iniciar uma coletiva de imprensa onde mais detalhes serão passados.

Tecnologia que não acaba mais

O telescópio utiliza seu espelho de cerca de 6,4 metros de diâmetro para tirar fotos num espectro de cor que os humanos normalmente não conseguem perceber, o infravermelho.

publicidade

Durante sua missão ele deve captar imagens tão profundas do cosmos que os cientistas esperam encontrar rastros de luz das primeiras galáxias, formadas após o Big Bang.

Um feito digno do telescópio mais caro já lançado ao espaço pela humanidade.

Custando quase US$10 bilhões e enfrentando vários problemas de atraso em sua produção e lançamento, o JWST finalmente saiu do chão em direção ao infinito no fim do ano passado, virando o centro de atenção de cientistas do mundo inteiro.

Para assistir à transmissão ao vivo basta ficar de olho na NASA TV (no YouTube e/ ou site da Agência). Você também pode acompanhar as novidades da NASA no Facebook, Twitter e Twitch.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar