O maior telescópio do mundo está prestes a ser construído e o SKA será “pai” de dados incríveis

Mariana Souza

16 de dezembro de 2022

Na próxima segunda-feira, 19, um dos maiores projetos científicos pensados e estruturados no século XXI começa a sua primeira fase de construção. Estamos falando do telescópio SKA, o maior radiotelescópio do mundo.

publicidade
Maior radiotelescópio do mundo SKA(Imagem: Divulgação/SKA)

Maior radiotelescópio do mundo SKA(Imagem: Divulgação/SKA)

SKA é um dos grandes projetos da humanidade

O Square Kilometer Array (SKA) tem a pretensão de ser o maior radiotelescópio do mundo quando sua construção for concluída em 2028. Na próxima segunda-feira, os engenheiros e pesquisadores começam a construção desta obra monumental.

A instalação promete abordar grandes questões da astrofísica e a sede será no Reino Unido, entretanto, entrepostos ficarão na Austrália e na África do Sul.

O SKA foi projetado para realizar testes precisos de teorias como a da relatividade do espaço-tempo (pensada por Albert Einstein) e também procurar por vida fora da Terra.

publicidade

Vários países participam do projeto, pois entendem a magnitude que o radiotelescópio tem. Agora, elas estão participando de cerimônias feitas nos entrepostos da Austrália, condado de Murchison e também na região do Cabo Setentrional, na África do Sul.

Logo que as festividades e os protocolos terminarem, a construção irá começar de fato.

Phil Diamond, diretor-geral da Square Kilometer Array Organisation, disse à BBC News:

“Este é o momento em que se torna real. Tem sido uma jornada de 30 anos. Os primeiros 10 anos foram sobre o desenvolvimento de conceitos e ideias. Os segundos 10 foram gastos com o desenvolvimento da tecnologia.”

Diamond concluiu que a última década foi só para ajustar detalhes:

“E então a última década foi sobre o projeto detalhado, protegendo os locais, fazendo com que os governos concordassem em criar uma organização de tratados (SKAO) e fornecer os fundos para começar”

Sensibilidade e resolução do telescópio SKA

Serão quase 200 antenas parabólicas e 131.000 antenas dipolo. O foco é construir uma área de coleta que consiga alcançar centenas de milhares de metros quadrados no espaço.

O sistema operacional terá entre aproximadamente 50 megahertz a, em última instância, 25 gigahertz.

Isso quer dizer que o telescópio SKA irá detectar sinais de rádio muito fracos, que podem vir de sistemas cósmicos que estão há bilhões de anos-luz da Terra – inclusive os sinais que foram emitidos centenas de milhões de anos depois da explosão do Big Ben.

Shari Breen, chefe de operações científicas do observatório, afirmou que o SKA vai contribuir para diversas áreas da tecnologia e astrofísica:

“Uma seria essas ‘explosões rápidas de rádio que foram detectadas. Essas coisas produzem o equivalente a um ano inteiro de energia do nosso Sol em apenas uma fração de segundo. E não temos ideia do que são. Como é isso possível? Espero que o SKA tenha uma resposta.”

O orçamento final do SKA é estimado em mais de 2 bilhões de Euros.

Com informações: BBC

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza