Estudo comprova: O plástico que você joga no mar pode retornar no seu almoço

O plástico que você joga no mar pode ter efeito prejudicial diretamente na sua saúde. O Tribunal Verde Nacional da Índia se empenhou na criação de um comitê com o propósito de orientar sobre a realização de um estudo capaz de prever como a poluição pode levar à intoxicação alimentar. A hipótese será baseada na ameaça do microplástico ao meio ambiente

publicidade
Mudanças climáticas podem levar a mais intoxicação alimentar
Mudanças climáticas podem levar a mais intoxicação alimentar. (Imagem: Pxhere)

Neste sentido, a bancada é liderada pelo presidente da NGT, o juiz AK Goel, que mencionou a violação das normas ambientais por meio do manuseio de plásticos. No entendimento dele, esta prática é responsável pelos graves e adversos efeitos na saúde dos seres humanos. 

Neste sentido, o juiz evidenciou a necessidade de assegurar o cumprimento estrito da legislação ambiental, bem como o empenho na realização de mais estudos visando a ponderação sobre as políticas existentes a respeito das normas ambientais. Assim, será possível observar se elas precisam ser revisadas de alguma maneira para atender aos propósitos da saúde humana.

publicidade

É importante explicar que os microplásticos consistem em fragmentos compostos por todo e qualquer tipo de plástico com menos de cinco milímetros. Isso porque, o tamanho reduzido facilita a inserção em ecossistemas naturais e de fontes variadas, como os cosméticos, roupas e demais processos industriais. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desta forma, o painel verde declarou a possibilidade de o comitê ser composto por funcionários do Conselho Central de Controle de Poluição; Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Instituto Central de Engenharia e Tecnologia Petroquímica (CIPET); Centro Nacional de Gestão Costeira Sustentável – além de qualquer outra instituição especializada que demonstre interesse na pesquisa em torno das mudanças climáticas e os efeitos na intoxicação alimentar. 

Vale pontuar que os estudos e recomendações ou sugestões sobre as mudanças climáticas e causas na intoxicação alimentar têm a capacidade de abranger padrões para um ambiente seguro.

publicidade

Soluções contra o plástico estão sendo avaliadas

Além disso, seriam implementadas medidas corretivas visando a redução da ameaça do microplástico junto à abordagem de demais questões incidentais. 

“O relatório do estudo com sugestões de medidas corretivas pode ser apresentado perante este Tribunal por e-mail até 31 de agosto de 2022… O MoEF&CC pode apresentar seu relatório de ação tomada no assunto antes da próxima data por e-mail”, disse o banco.

Destacando que a ordem do tribunal surgiu após tomar conhecimento sobre uma reportagem alegando a ausência do cumprimento das normas ambientais a respeito do tema.

Isso porque, provavelmente, pequenas partículas de plástico entrariam nas células sanguíneas do ser humano por meio de alimento – logo, causando a intoxicação alimentar a princípio, podendo evoluir para demais problemas de saúde. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar